ES Hoje deu início à coleta de tampinhas plásticas em sua sede, localizada em Jardim Camburi, Vitória. O jornal aderiu, oficialmente, o Programa Tampinha do Bem, o maior programa socioambiental do Espírito Santo, desenvolvido pelo SindiplastES ♻️💚.
A iniciativa visa avançar para o bairro, o maior do Estado, ampliando o alcance da ação e mobilizando moradores, parceiros e a comunidade em torno da economia circular e da geração de impacto social positivo. Para isso, ES Hoje se uniu a Associação de Moradores de Jardim Camburi (ACJAC).
A parceria também ganha destaque no Camarote Moqueca027, no Carnaval de Vitória, idealizado pelo jornal. Muito além de um espaço premium, o camarote se consolida como um ambiente de responsabilidade social e ambiental. Desde 2023, adota práticas sustentáveis e, em 2026, reforça esse compromisso ao incorporar o Tampinha do Bem, transformando a experiência da folia em uma ação concreta de cuidado com o meio ambiente e solidariedade. As tampinhas plásticas geradas durante o evento serão destinadas ao programa, revertendo em apoio direto a causas sociais capixabas.
A presidente do SindiplastES, Bárbara Esteves, e a diretora Administrativa e Comercial do ES Hoje, Bianca Coutinho, formalizaram a parceria destacando a união entre comunicação, sustentabilidade e propósito mostra que, quando diferentes setores caminham juntos, o resultado é transformação.
De acordo com o superintendente do SindiplastES, Gilmar Nogueira, trata-se de um compromisso muito forte e amplo. “É mais do que uma ação, é um compromisso com o futuro. O programa, que já vem ganhando força em outras regiões, chega com ainda mais visibilidade para reforçar a importância da reciclagem e da economia circular, aliando sustentabilidade e solidariedade. Convidamos a todos a fazer parte desse movimento”.
Participar é simples: basta separar tampinhas plásticas limpas e secas e entregá-las nos pontos de coleta, que terão os locais divulgados em breve. São aceitas tampas de garrafas PET, produtos de limpeza, higiene pessoal, frascos de medicamentos e potes de alimentos.
Os números mostram a força do programa no Espírito Santo:
Mais de 50 milhões de tampinhas retiradas do meio ambiente
Mais de 200 mil pessoas impactadas
700 ecopontos espalhados pelo Estado
R$ 120 mil revertidos para causas sociais
Presença em 48 cidades
80 toneladas de tampinhas recicladas











