O volume das chuvas que atingem o município de Serra, na Grande Vitória, superou os 93 milímetros em 24 horas. A água provocou a elevação do nível de uma lagoa entre os bairros Balneário de Carapebus e Praia de Carapebus. Pelo menos foi o que pareceu nesta quarta-feira (21) em vídeos divulgados pelos moradores da região.
Contudo, a prefeitura avalia que não houve transbordamento. Mas uma ação humana abrindo o local, fazendo a água ser despejada em grande volume no mar.
A prefeitura explicou que a lagoa de Carapebus é, na realidade, uma laguna – corpo de água separado do mar por uma barreira física, como um banco de areia. “O rompimento dessa barreira ocorre de forma natural e é fundamental para a manutenção do equilíbrio do ecossistema local. No entanto, há suspeitas de que o rompimento registrado em vídeos não tenha ocorrido de forma natural, mas tenha sido provocado por indivíduos da localidade. A prática configura crime ambiental”.
Ainda segundo a prefeitura da Serra a Fiscalização de Meio Ambiente esteve no local, porém os autores não foram identificados até o momento. “Caso a população tenha informações sobre os responsáveis pelo rompimento da laguna, as denúncias podem ser feitas à Fiscalização Ambiental por meio do aplicativo Colab ou pelo Disque Denúncia, no número 181”, finalizou a nota.











