A terça-feira no Espírito Santo segue com tempo chuvoso, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta é válido até 23h59 desta terça-feira (20) e indica chuvas intensas, com volume superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia.
De acordo com o Inmet, há grande risco de alagamentos extensos, transbordamento de rios e deslizamentos de encostas, especialmente em municípios que possuem áreas consideradas de risco.
Diante do cenário, o instituto orienta a população a adotar medidas de segurança, como:
-
Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
-
Observar qualquer alteração em encostas;
-
Permanecer em locais abrigados;
-
Em caso de inundação, proteger os pertences, envolvendo-os em sacos plásticos.
Em situações de emergência, a recomendação é acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Chuva rápida provoca estragos
Uma chuva rápida, com duração de pouco menos de 15 minutos, foi suficiente para provocar alagamentos em diversos bairros da Grande Vitória no início da tarde desta segunda-feira (19).
Em Cariacica, moradores relataram ruas tomadas pela água em bairros como Campo Grande, Jardim América e São Francisco, próximo ao Shopping Moxuara. No Terminal de Itacibá, a água chegou a subir até as plataformas, dificultando a circulação de passageiros. Também houve registro de acúmulo de água nas imediações do Terminal de Jardim América.
Em Vila Velha, moradores registraram alagamentos principalmente nos bairros Alvorada e Rio Marinho.
Na Serra, houve registro de chuva intensa no bairro Jardim Carapina, com grande volume de água em curto intervalo de tempo, segundo relatos de moradores.











