As chuvas que atingiram a cidade de Muniz Freire entre os dias 4 e 5 de novembro destruíram entre 250 e 300 hectares de lavouras de café. A tempestade foi de ventos fortes, precipitação volumosa e chuva de granizo.
O levantamento foi realizado pela prefeitura de Muniz Freire e a Secretaria de Agricultura do Estado (Seag-ES) por meio de uma força-tarefa para avaliar os danos e planejar medidas de recuperação. Na cidade, além da área rural, a sede do município foi bastante atingido, onde imóveis foram destelhados, árvores derrubadas e diversos pontos de alagamento.
Uma das ações imediatas será o apoio na renegociação de prazos de financiamentos agrícolas, com as instituições financeiras, para que os produtores que tiveram perdas significativas possam contar com condições estendidas de pagamento e novas linhas de crédito voltadas à recomposição da produção.
Durante a visita, o secretário Enio Bergoli destacou o compromisso do Governo do Estado com o produtor rural e a importância da união de esforços para garantir a retomada da produção agrícola local. “Neste encontro, discutimos ações conjuntas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Muniz Freire para tratar da recuperação das áreas agrícolas atingidas pela chuva de granizo. Visitamos propriedades afetadas e realizamos uma reunião com instituições financeiras que atuam com crédito rural no município”, afirmou.
O secretário prosseguiu: “Também alinhamos a elaboração de laudos técnicos, que serão realizados por técnicos do Incaper, do Senar, da Secretaria Municipal de Agricultura e das empresas que elaboram os projetos de crédito rural, e tratamos da prorrogação de dívidas e da liberação de novos recursos para recuperação da base produtiva, especialmente na cafeicultura e na aquicultura. Foi uma reunião muito produtiva, com o apoio direto do prefeito Dito Silva.”
O prefeito Dito Silva agradeceu a presença das instituições e reforçou a importância do apoio do Governo do Estado neste momento difícil. “Quero agradecer ao governador Renato Casagrande e o vice-governador Ricardo Ferraço, que esteve aqui, por esse diálogo com os bancos, com técnicos e lideranças do setor rural. Essa união é fundamental para reestruturar nossa agricultura e ajudar nossos produtores a se reerguerem depois de tantos prejuízos”, destacou o prefeito.











