Dólar Em baixa
5,291
24 de janeiro de 2026
sábado, 24 de janeiro de 2026
Vitória
21ºC
Dólar Em baixa
5,291

Projeto sobre marsupiais vai levar educação ambiental a escolas da GV

O projeto de educação ambiental “Conhecendo os Marsupiais do Espírito Santo”, desenvolvido pelo Instituto Últimos Refúgios, foi contemplado na 7ª edição do Edital Social – Cooperação que Transforma, promovido pelo Sicoob Espírito Santo. A premiação visa fortalecer iniciativas que promovam o desenvolvimento social, econômico e sustentável em comunidades capixabas.

Segundo a bióloga Iasmin Macedo, presidente do Instituto Últimos Refúgios, o objetivo do projeto é apresentar os marsupiais brasileiros, principalmente os presentes no Estado, para alunos da rede pública de ensino. Isso será feito a partir de atividades educativas que abordem as características biológicas e os comportamentos desses animais, bem como seu papel ecológico nos ecossistemas locais.

As ações de educação ambiental vão incluir a entrega de material didático para os professores, aulas com conteúdo técnico sobre os animais, utilização de jogos educativos e a presença da mascote Penélope, uma gambá-de-orelha-preta, espécie de marsupial brasileiro. Inicialmente, o projeto será desenvolvido em quatro escolas da Grande Vitória: duas em Vitória e duas em Serra. A previsão é alcançar cerca de 1.600 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

“Nosso intuito principal é proporcionar mais conhecimento e, assim, conscientizar sobre a importância da conservação dessas espécies nativas. Para isso, apostamos na criação de um espaço lúdico, acolhedor e interativo, capaz de engajar o público-alvo e promover a empatia pela espécie”, ressalta Iasmin.

Projeto Marsupiais

O “Conhecendo os Marsupiais do Espírito Santo” faz parte do Projeto Marsupiais, criado em 2017 pelo Instituto Últimos Refúgios. A iniciativa desenvolve as atividades de acolhimento, cuidado e reabilitação de marsupiais, além de desenvolvimento de protocolos técnicos, produção de conhecimento científico e ações de sensibilização ambiental.

Em apoio ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) por meio de uma parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), já atendeu mais de 2,3 mil animais desde agosto de 2020.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas