“Após 10 anos do rompimento da barragem da Samarco no rio Doce resolvemos nos reunir para lembrar o que passamos e, principalmente, juntar forças para o futuro”. Esse é o tema do evento que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai realizar dia 19 de novembro na comunidade de Regência Augusta, município de Linhares.
O encontro “Ecos da Foz: Uma Década de Luta e Reexistência” será realizado juntamente com a Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (SERD), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Fundação Espíritosantense de Tecnologia (FEST) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Linhares, a partir das 08h30.
Confira a programação na íntegra, clicando aqui.
Na oportunidade instituições públicas, lideranças comunitárias, pesquisadores e gestores vão refletir sobre a década transcorrida após o rompimento da barragem de Fundão, debatendo o papel da ciência na defesa da vida e da memória da Foz do rio Doce, além dos caminhos da reparação e da reconstrução socioambiental para o futuro.
O evento é aberto e visa promover a contextualização sobre os próximos passos após a assinatura do Novo Acordo, com foco nas responsabilidades, compromissos e expectativas das instituições envolvidas. Entre os assuntos a serem tratados nessa Roda estão: apresentação do Novo Acordo pelo MPES; do PMQQS pelo Ibama; do ProPesca pelo MPA; do PMBA pela UFES-FEST/ICMBio; dos Planos de Ação para Conservação Dulcícola e Marinho e Consolidação da APA da Foz do rio Doce e REBIO de Comboios, pelo ICMBio e do Plano de Desenvolvimento Integrado da Foz, pela SERD e ICMBio.












