Dólar Em alta
5,271
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,271

Festa da Penha: Mão na Roda fará o transporte de cadeirantes

Assim como nos anos anteriores, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) irá disponibilizar, de forma gratuita, um ônibus exclusivamente para atender cadeirantes e demais pessoas com mobilidade reduzida que forem participar da Festa da Penha. O embarque e desembarque dos passageiros acontecerá na Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, com partidas das 6 às 16 horas, em direção ao Parque da Prainha. O serviço irá funcionar de sábado (06) a segunda-feira (08), dias de maior movimento na festa.

Vale lembrar que, nestas datas, o acesso ao Sítio Histórico da Prainha, que concentra praticamente toda a programação, estará fechado para a entrada de ônibus e vans, e somente carros de serviço e de autoridades poderão entrar na área da festa.

Todos os ônibus do Sistema Transcol são adaptados com elevador para acesso de cadeirantes e demais pessoas com mobilidade reduzida. Assim, estes passageiros poderão utilizar a frota para chegar até a Praça Duque de Caxias e, de lá, embarcar em um coletivo do Mão na Roda até o Parque da Prainha, onde o veículo também realizará o transporte no retorno.

Mão na Roda

O Serviço Especial Mão na Roda oferece atendimento diferenciado de transporte coletivo urbano às pessoas com deficiência motora comprovada. Por meio de agendamento prévio, ele busca e leva esses passageiros para destinos diversos, como atendimento médico e escola, lazer ou compras, por exemplo. São 25 micro-ônibus adaptados com elevadores hidráulicos. O serviço é gratuito.

Todos os motoristas do Mão na Roda são treinados para realizar o transporte desses passageiros com conforto e segurança. Para tanto, eles recebem aulas de direção defensiva, relacionamento interpessoal e trato com pessoas com deficiência.

Para ser beneficiário, o solicitante precisa ser cadeirante e residir nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha ou Vitória. O agendamento das viagens é feito de forma online, por meio do portal Mão na Roda (www.maonaroda.gvbus.org.br). Pelo site, também é possível cancelar viagens.

Festa da Penha: Mão na Roda fará o transporte de cadeirantesRomaria das Pessoas com Deficiência

Sábado, dia 6, com a realização da 17ª edição da Romaria das Pessoas com Deficiência em Vila Velha. Organizado pelo Fórum de Entidades de Pessoas com Deficiência, o evento faz parte da programação da Festa da Penha 2024 e vai contar com a participação da Federação das Apaes do Espírito Santo (Feapaes-ES), além de familiares, amigos e frequentadores das Apaes, Vitória Down, Amaes, Pestalozzi e outras entidades de assistência às pessoas com deficiência.

A concentração para a Romaria das Pessoas com Deficiência começa às 7h30, na Praça Duque de Caxias, no Centro. A saída está marcada para as 8h, e o percurso culminará na Igreja do Rosário, localizada no Sítio Histórico da Prainha, onde será realizada uma missa.

Para a presidente da Feapaes-ES, Maria das Graças Vimercati, o evento é um espaço de representatividade e um momento de mobilização social em prol das pessoas com deficiência e pela visibilidade na defesa e garantia de seus direitos.

“A Romaria é um momento para expressar a fé, mas também para destacar a importância da inclusão social e do respeito às diferenças. Vamos às ruas em busca de uma sociedade mais acolhedora e protetora dos direitos das pessoas com deficiência e de suas famílias”, ressalta Maria das Graças.

A expectativa é que cerca de três mil pessoas participem da Romaria das Pessoas com Deficiência, que se consolidou como um importante momento de fé, confraternização e reivindicação por uma sociedade mais justa e inclusiva para as pessoas com deficiência.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas