Dólar Em alta
5,192
29 de maio de 2024
quarta-feira, 29 de maio de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,192

Sinal verde: Festa da Penha começa com instalação de terço gigante

Um marco na história dos fieis que ajudam na produção da Festa da Penha, a instalação do terço gigante foi realizado na manhã desta Sábado de Aleluia (30).

O primeiro “Terço Gigante” foi montado em 1998, na tentativa de criar um terço semelhante ao grande terço da Missa celebrada pelo então Papa João Paulo II, quando esteve no Rio de Janeiro, em 1997.

Sinal verde: Festa da Penha começa com instalação de terço gigante

O terço é um instrumento de oração usado pelos católicos em devoção à Nossa Senhora. Nele são cinco dezenas de Ave-Maria e o Pai Nosso após cada 10. O gigante é instalado há 26 anos nas grande Palmeiras plantada no campinho do Convento.

No grande crucifixo a palavra “Paz” em diversas línguas. No meio o Globo, simbolizando um pedido de paz no mundo inteiro, e outro detalhe importante é uma enorme medalha de Nossa Senhora das Graças.

Osmar Sales, idealizador do Terço, disse que vê-lo instalado é como ver um filho nascer. “Antes, durante a produção e a montagem, é como observar a ultrassonografia. Mas vê-lo entre as palmeiras é ver a criança nascer. Agora é para o mundo, para os devotos de Marla, para todos que buscam graça e paz. O crucifixo no terço nos lembra que Cristo é ressuscitado e é Ele quem vem trazer paz para o mundo“, diz.

Ao confeccionar o primeiro, o terço ficou muito pesado e não subia com balões de gás hélio e em 1998, Osmar foi carregado pelas devotas durante a Romaria das Mulheres e em seguida, com permissão de um Frei do Convento ele pendurou nas palmeiras. Osmar decidiu novamente fazer, tradição que se mantém viva. A ideia é sempre passar um ensinamento ou uma tradição católica.

Esse ano são aproximadamente 50 quilos e 20 metros. Cerca de 30 pessoas participam da confecção, seja juntando material, seja ajudando na montagem e instalação.

Sinal verde: Festa da Penha começa com instalação de terço gigante

A primeira missa da Festa da Penha 2024 acontece na tarde desta domingo de Páscoa (31), às 16 horas, no Campinho do Convento. O evento segue com o oitavário todos os dias às 15 horas, seguido de missa, até segunda-feiro (8), dia da padroeira do Espírito Santo.

Sinal verde: Festa da Penha começa com instalação de terço gigante

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas