Dólar Em baixa
5,333
3 de outubro de 2025
sexta-feira, 3 de outubro de 2025
Vitória
22ºC
Dólar Em baixa
5,333

Valão de quase 50 anos vira rua com drenagem e pavimentação em Aracruz

“Quando chovia, virava um verdadeiro mar, fora que era comum acontecerem acidentes, com carros e até pessoas caindo na vala. Além disso, o local acumulava muito lixo, que acabava invadindo as casas e o mau cheiro era insuportável”. Esse não é só a lembrança mas a realidade de 20 anos vivido por Gilcineia Soares da Silva, moradora de Aracruz. A obra que também alcançou o bairro dela foi concluída pela prefeitura nesta quinta-feira (2).

Foram construídos 1.288 metros de rede de microdrenagem e 10.776 metros de meio-fio, além de 1.789 metros de rede de macrodrenagem. A obra recebeu ainda 24.913 metros quadrados de pavimentação asfáltica e um sistema completo de esgotamento sanitário, que inclui rede coletora, rede secundária e ligações prediais.

A obra de macrodrenagem da Grande Bela Vista foi entregue aos bairros Segatto, Bela Vista, Clemente, Clemente 2 e Fátima, com um investimento de mais aproximadamente R$ 60 milhões, a parceria entre a Prefeitura de Aracruz e o Governo do Estado, transformou a vida de mais de 40 mil pessoas.

“É um dia de fé, de emoção e, acima de tudo, de gratidão. Gratidão a Deus, que nos sustentou durante todo esse processo e nos deu força para acreditar que esse momento chegaria. Foram décadas de espera, de angústia, de famílias que viviam o drama das enchentes, e hoje celebramos uma nova história sendo escrita. Essa obra de macrodrenagem é símbolo de transformação. Ela representa dignidade, respeito e cuidado com as pessoas. É um marco que mostra que quando há união, compromisso e fé, o impossível acontece. Agradeço ao Governo do Estado por essa parceria incrível e por ter entendido a importância dessa obra”, disse a secretária de Gestão Estratégica, Jeesala Coutinho.

O morador Webson Reis Severino também comemorou, lembrando das dificuldades enfrentadas antes da obra de reurbanização. “Aqui era um valão aberto e mau cheiro constante. Em dias de chuva, as casas alagavam, vizinhos perdiam móveis, era comum ver sofás boiando na rua. Além disso, muita gente evitava passar por aqui. Tinha até quem tivesse vergonha de dizer que morava no bairro, por causa da situação da vala. Hoje tudo mudou. Com a obra pronta, conseguimos circular com segurança. Passam carros, motos, até ônibus. Melhorou 100%”, pontuou.

“O dia 02 de outubro ficará marcado na história de Aracruz e na vida dos moradores da Grande Bela Vista. Foi quase meio século de espera, de frustrações e de muitas perdas, de ter que conviver com o mau cheiro, mosquitos e o descaso. Mesmo antes de ser prefeito, ainda atuando como médico, passava por essas ruas e ouvia o clamor das pessoas e sentia o peso dessa realidade. Assim que assumi a prefeitura, ainda na primeira gestão, assumi o compromisso com cada cidadão e trabalhamos incansavelmente para hoje, estar vivendo essa realidade. Não posso deixar de agradecer o Governo do Estado e também, a câmara de vereadores, que foram parceiros essenciais nessa caminhada. Ver o sorriso e a emoção dos moradores é a maior recompensa. Essa vitória é de cada um que acreditou e resistiu. Agora, um novo capítulo começa a ser escrito na história desse bairro e da nossa cidade”, destacou o prefeito Dr. Coutinho.

O governador Renato Casagrande destacou que a obra de macrodrenagem demonstra a fé que devemos ter nas políticas públicas. “É uma alegria voltar no Bela Vista, um bairro que está completamente transformado. Essa obra é resultado do dinheiro do povo, sendo revertido em melhorias na vida desses moradores. Foram investidos R$ 60 milhões, o maior investimento em macrodrenagem da história de Aracruz. Isso é apenas uma parte das nossas ações em Aracruz, que hoje atrai também investimentos privados. A transformação aqui é a mesma que está acontecendo em todos os municípios capixabas”, afirmou o governador.

A infraestrutura foi complementada com pintura de faixas e a instalação de placas de sinalização, reforçando a segurança no trânsito. Na iluminação pública, foram instalados 31 novos postes e 97 luminárias de LED, com a retirada de 24 postes antigos, trazendo mais modernidade e eficiência energética. A acessibilidade também foi prioridade, com a implantação de 18.070 metros quadrados de calçadas cidadãs, além de paisagismo com o plantio de grama em placas e árvores ornamentais.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas