Agentes da secretaria municipal de Meio Ambiente resgataram na manhã de terça-feira (23) uma raposa adulta de porte médio que estava no interior de um estabelecimento comercial, às margens da BR 101, no bairro Shell.
O animal foi visto por um colaborador que acionou a secretaria municipal de Meio Ambiente para o resgate.
No momento da chegada dos agentes foi possível perceber que o animal estava assustado. Utilizando as técnicas de manejo e captura direcionada a esse tipo mamífero, os agentes conseguiram conter e colocar a raposa em caixa adequada para o seu transporte com segurança.
A raposa foi examinada por uma médica veterinária por estar debilitada. Em seguida, ela foi levada para o Centro de Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz, onde passará por reabilitação até possuir as condições ideais para ser devolvida à natureza.
O procedimento para quem encontrar animal silvestre em área pública é o de sempre acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a secretaria municipal de Meio Ambiente (27 3372 2067) para realizar o resgate, bastando informar a situação.
“O auxílio ao resgate e soltura de animais silvestres é apenas uma parte do trabalho diário das equipes da secretaria municipal de Meio Ambiente, que atua buscando a defesa do meio ambiente, combatendo crimes e agindo na proteção da fauna e da flora”, disse o secretário de Meio Ambiente de Linhares, Tiago Magalhães.
As raposas são pequenos mamíferos onívoros pertencentes a vários gêneros da família Canidae. Elas vivem em todos os continentes, exceto a Antártida. De longe, a espécie mais comum e difundida de raposa é o cachorro do mato, com cerca de 47 subespécies reconhecidas.