Dólar Em baixa
5,801
19 de abril de 2025
sábado, 19 de abril de 2025
Vitória
22ºC
Dólar Em baixa
5,801

Secretaria do Rio Doce alinha projetos de saneamento em Itarana

Seguindo o cronograma de visita técnica aos municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica capixaba, a equipe da Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd) esteve na cidade de Itarana na última quarta-feira (16).

O secretário estadual Guerino Balestrassi se reuniu com o prefeito Vander Enfermeiro e com o diretor geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Thyago Crispim, na sede da administração municipal. Foram apresentadas, pela Serd, as possibilidades de investimentos previstas no acordo de repactuação do desastre ambiental de Mariana, ocorrido em 2015.

A equipe de Itarana também apresentou, na reunião, os projetos municipais na área de tratamento de água e esgoto que podem receber recursos do Governo do Estado para modernização do atendimento à população.

“O Rio Santa Joana, que deságua no Rio Doce, passa por Itarana. Essa sub-bacia hidrográfica é muito importante, representa uma área de 890 km² e abrange também Afonso Cláudio, Itaguaçu e Colatina. Conhecendo os projetos do prefeito Vander e do SAAE local, poderemos realizar um diagnóstico melhor das prioridades da região”, afirmou o secretário Guerino.

“É muito bom saber que a nova Secretaria Estadual está projetando estes investimentos para Itarana e região. Modernizar o sistema de tratamento de água e esgoto melhora a condição dos rios, preserva e recupera o meio ambiente e traz mais saúde para nossos moradores”, pontuou o prefeito Vander.

Saiba mais

Criada em dezembro de 2024, a Secretaria de Recuperação do Rio Doce tem como finalidade apoiar, coordenar, orientar, monitorar e fiscalizar o planejamento e a execução dos projetos e ações voltados à reparação, restauração e compensação de danos socioambientais e socioeconômicos do desastre ambiental de Mariana.

O objetivo é garantir o cumprimento das obrigações assumidas pelo Estado no acordo judicial para reparação integral e definitiva relativa ao rompimento da barragem de Fundão. O acordo judicial envolve o Governo Federal, os Governos de Minas Gerais e Espírito Santo, o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública da União (DPU), os Ministérios Públicos e Defensorias Estaduais e as empresas Samarco Mineração, Vale e BHP Billiton Brasil, tendo sido homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 6 novembro de 2024.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas