A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) aprovou, nesta terça-feira (25), o Projeto de Lei nº 14/2025, oriundo da Mensagem Governamental nº 42/2025, que autoriza o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) a doar um imóvel ao Estado. O terreno, que faz divisa com o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) e está sem utilidade para o Idaf, é historicamente aguardado para que seja possível continuar a ampliação do hospital estadual.
“A doação ao estado do Espírito Santo será de grande valia, pois o imóvel será utilizado para futuras obras de expansão do HEUE, a fim de otimizar e ampliar a oferta da prestação do serviço de saúde pública aos cidadãos capixabas”, diz o governador Renato Casagrande na justificativa do projeto enviado à Ales.
O ES Hoje questionou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o que será feito com esse terreno, se já há projeto aprovado para o que será feito e se tem previsão de início de obras. Por meio de nota, a Sesa informou que a atual estrutura do Hospital Estadual de Urgência e Emergência atende à demanda assistencial, dando a entender que não faz parte dos planos do governo estadual fazer obras no hospital por enquanto. A Sesa, no entanto, não descarta a possibilidade de ampliação, mas destacou que isso ocorrerá de acordo com as necessidades de expansão da rede SUS hospitalar.
“Vale destacar que a demanda por leitos hospitalares é constantemente monitorada e a Sesa tem investido na ampliação de diversos hospitais no estado, sempre buscando aprimorar a oferta de serviços para todas as regiões”, ressaltou a Secretaria.
O terreno mede 396 metros quadrados e está localizado na Rua Raimundo Nonato, no bairro Forte São João, ao lado do Heue.