O Boletim Extraordinário da Defesa Civil do Espírito Santo da manhã desta quarta-feira (30) traz os municípios de Anchieta, Guarapari e Cariacica como os que mais registraram acumulado de chuva nas últimas 24h – isto é, desde às 6h de terça-feira (29).
Tanto Anchieta (146 mm), como Guarapari (132 mm) e Cariacica (110 mm) estão sob alerta para alto risco de movimento de massa. Além deles, Alfredo Chaves (102,4) e Vila Velha (107,8 mm) também apresentam o mesmo risco.
Os municípios de Anchieta, Vila Velha, Alfredo Chaves estão sob alerta de risco hidrológico moderado. Rio Novo do Sul e Vitória aparecem com risco moderado de deslizamento de terra.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu na terça-feira (29), três alertas para o Espírito Santo válidos até as 10h do dia seguinte. O primeiro é o de perigo para o acumulado de chuva, principalmente na região central e norte. O segundo, de perigo potencial, também para acumulado de chuva é válido para o sul do Estado. O terceiro, de perigo potencial para chuvas intensas compreende a região da metade norte do ES.
Ocorrências
- Itarana
A Defesa Civil registrou uma ocorrência de queda de árvores na BR 262, que liga Itarana a Itaguaçu. A retirada do material foi realizada pela Prefeitura de Itarana e ninguém se machucou.
- Guarapari
Em Guarapari, a avenida José Alcântara Bourguignon ficou totalmente alagada na noite dessa terça-feira (29). Por ser uma das principais da região do bairro Adalberto Simão Nader muitos moradores foram afetados, sobretudo na hora de voltar para casa após o trabalho.
- Cariacica
Outro ponto de alagamento registrado no Espírito Santo foi a Central de Abastecimento do Espírito Santo, em Cariacica.