Dólar Em alta
5,272
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
27ºC

Dólar Em alta
5,272

Moradores atingidos pelas chuvas no Sul do ES não vão pagar conta de água em abril

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou na terça-feira (02), por meio das redes sociais, que os moradores das cidades afetadas pelas chuvas na região Sul do Estado não terão que pagar a conta de água com vencimento em abril de 2024. A ação, porém, é válida para os municípios abastecidos pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan).

No vídeo, Casagrande aparece ao lado do diretor-presidente da companhia, Munir Abud, que comunica que as contas serão automaticamente canceladas pela Cesan. “Nossa decisão é que a gente isente todas as tarifas que têm vencimento em abril”, informou o governador. 

Confira o vídeo:

Municípios afetados

O Sul do Estado foi atingido por fortes chuvas na madrugada do dia 23 de março. O governador decretou Situação de Emergência em 13 cidades: Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Viavacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Momoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Ao todo, 20 pessoas morreram, sendo 18 em Mimoso do Sul e duas em Apiacá. 

A medida do governo do Estado vai beneficiar diretamente 21.348 famílias, que residem nas cidades de Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul e São José do Calçado, todas atendidas pela Cesan.

O presidente da companhia, Munir Abud, destacou que esta ação é uma forma de contribuir com as centenas de famílias que perderam tudo. “Estamos atuando desde o primeiro momento após as chuvas, mesmo em municípios que não são diretamente atendidos pela empresa, como é o caso de Mimoso do Sul, que possui o Serviço Autônomo de Abastecimento. Deslocamos profissionais e máquinas para as cidades, enviamos caminhões-pipa e tubulações. A Cesan permanecerá apoiando enquanto for preciso, visando mitigar os impactos”, reforçou.

Dentre as ações realizadas pela Cesan, estão:

– Disponibilização de 13 caminhões-pipa para o abastecimento emergencial com água potável nos municípios atingidos;

– Envio de aproximadamente 18 mil copinhos com água potável;

– Recuperação de captações de água bruta, com substituição ou recuperação de insumos elétricos, inversores de frequência e conjunto motobombas;

– Doação de tubos para reconstrução da captação de Mimoso do Sul;

– Execução de uma captação provisória em Muqui;

– Reconstrução do emissário de esgoto em Muniz Freire;

– Utilização de caminhões jato-vácuo para realização de limpeza das captações e auxílio na limpeza das ruas;

– Envio de equipes para eliminação de vazamentos nos diversos ramais e redes;

– Envio de técnico para orientação e auxílio com a perfuração de poços em Mimoso do Sul, especificamente na localidade de Santa Marta.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas