As chuvas intensas que atingiram o Espírito Santo na madrugada desta quarta-feira (21) provocaram um aumento significativo na turbidez da água do Rio Santa Maria da Vitória, tornando-a imprópria para captação e tratamento pela Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento). Como medida de precaução, a companhia suspendeu a captação de água no rio, o que pode afetar o abastecimento em cinco cidades: Vitória, Serra, Cariacica, Fundão e Aracruz.
O nível do Rio Santa Maria da Vitória, que normalmente se mantém em torno de 1,30 metros, atingiu 4,8 metros durante a madrugada. O aumento do volume e da velocidade da água levou consigo uma quantidade significativa de lama, elevando a turbidez da água e tornando-a imprópria para consumo.
Por meio de nota, a Cesan informou que está trabalhando para minimizar os impactos e pediu a colaboração da população para economizar água e evitar o desperdício. Além disso, a companhia está disponibilizando carros-pipa para complementar o abastecimento nas áreas afetadas.
A captação de água no Rio Santa Maria da Vitória será retomada assim que as condições da água forem adequadas para o tratamento e distribuição à população, informou a Cesan. Para dúvidas e informações basta ligar no 115 ou pelo WhatsApp 3422-0115.
Recomendações
A Cesan recomenda que a população siga as seguintes medidas para economizar água:
- Tome banhos rápidos;
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça;
- Reutilize a água da chuva para lavar o quintal ou o carro;
- Conserte vazamentos em casa.