Dólar Em alta
5,253
16 de abril de 2024
terça-feira, 16 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em alta
5,253

Chuvas provocam suspensão do abastecimento de água em cinco cidades do ES

As chuvas intensas que atingiram o Espírito Santo na madrugada desta quarta-feira (21) provocaram um aumento significativo na turbidez da água do Rio Santa Maria da Vitória, tornando-a imprópria para captação e tratamento pela Cesan (Companhia Espírito-santense de Saneamento). Como medida de precaução, a companhia suspendeu a captação de água no rio, o que pode afetar o abastecimento em cinco cidades: Vitória, Serra, Cariacica, Fundão e Aracruz.

O nível do Rio Santa Maria da Vitória, que normalmente se mantém em torno de 1,30 metros, atingiu 4,8 metros durante a madrugada. O aumento do volume e da velocidade da água levou consigo uma quantidade significativa de lama, elevando a turbidez da água e tornando-a imprópria para consumo.

Por meio de nota, a Cesan informou que está trabalhando para minimizar os impactos e pediu a colaboração da população para economizar água e evitar o desperdício. Além disso, a companhia está disponibilizando carros-pipa para complementar o abastecimento nas áreas afetadas.

A captação de água no Rio Santa Maria da Vitória será retomada assim que as condições da água forem adequadas para o tratamento e distribuição à população, informou a Cesan. Para dúvidas e informações  basta ligar no 115 ou pelo WhatsApp 3422-0115.

Recomendações

A Cesan recomenda que a população siga as seguintes medidas para economizar água:

  • Tome banhos rápidos;
  • Feche a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça;
  • Reutilize a água da chuva para lavar o quintal ou o carro;
  • Conserte vazamentos em casa.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas