Dólar Em baixa
5,600
22 de julho de 2024
segunda-feira, 22 de julho de 2024
Vitória
21ºC
Dólar Em baixa
5,600

Professores passam por qualificação de Educação Especial nesta terça (21) em Aracruz

A educação inclusiva é o tema principal do I Seminário Estadual de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva do Espírito Santo, que será realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Sesc de Aracruz. A programação começa às 9h e vai até às 17h30.

Destinado aos professores que atuam na Educação Especial, supervisores escolares, assessores pedagógicos, assessores do Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), superintendentes Regionais de Educação e servidores da Secretaria Estadual de Educação (Sedu) Central, o grupo vai discutir políticas educacionais inclusivas para amenizar as desigualdades na educação Básica.

No estado do Espírito Santo, no ano de 2023, o censo escolar registrou um grupo
de 42.716 (quarenta e dois mil, seiscentos e dezesseis) estudantes público alvo da Educação Especial, sendo 10.396 (dez mil, trezentos e noventa e seis) na rede
estadual, 25.205 (vinte e cinco mil, duzentos e cinco) nas redes municipais, 378 (trezentos e setenta e oito) na rede federal e 6.737 (seis mil, setecentos e trinta e sete) nas redes privadas.

Giovanne Berger Silva Tonoli é assessor de Educação Especial e relata que o objetivo da formação é qualificar os professores da rede estadual de ensino. “O evento compõe um conjunto de ações formativas oportunizadas por esta assessoria com vistas ao fortalecimento da garantia do direito à educação dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação, no âmbito da escola comum e esperamos cerca de 1.500 participantes”.

A formação acontecerá em regime de imersão, totalizando uma carga horária de 20 (vinte) horas, e está organizada em sete tópicos que buscarão ampliar a compreensão acerca das relações entre inclusão, educação, igualdade e diferença, na sua complexidade e multidimensionalidade, e instrumentalizar os educadores para o exercício de seu papel como agentes da inclusão sociocultural.

“Reconhecendo que as tensões históricas no campo da educação especial estão
presentes nas concepções de educação inclusiva, no lócus do atendimento do
seu público, em sua definição, na formação inicial e continuada de professores
para a área, o I Seminário Estadual de Educação Inclusiva do ES – 2023, pretende, por meio do diálogo com teorias científicas pertinentes, políticas públicas, práticas pedagógicas e pesquisas realizadas no campo da Educação Especial na perspectiva inclusiva, contribuir para um aprofundamento sobre as relações entre inclusão e educação, igualdade e diferença, na sua complexidade e multidimensionalidade, e instrumentalizar os educadores para o exercício de seu papel como agentes da inclusão
sociocultural”, diz a Sedu.

Segundo a Secretaria, será um momento importante para consolidação da Política de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do ES e para formação dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino e demais redes, que impactará diretamente nos estudantes.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas