As obras de contenção de uma encosta no Parque Municipal Pedra da Cebola, em Vitória, estão concluídas. Foram quatro meses de intervenções com investimento de R$ 1.687.431,98, e, segundo a Prefeitura, a entrega aconteceu dois meses antes do prazo previsto.
A encosta, um talude rochoso que fica em uma área perto da passarela, por onde passam visitantes, tinha risco alto de cair. De acordo com a Prefeitura, foram instaladas telas de aço de alta resistência, construídos contrafortes e feita drenagem superficial.
A área sempre foi monitorada pelo Projeto Mapenco, que, em novembro de 2022, identificou a necessidade de retirada da vegetação e a execução de obras de contenção. Com as chuvas e a ação mecânica das raízes da vegetação, o local passou a ser classificado com nível de risco muito alto ou R4.
A secretaria de Obras interditou a área, colocando placas e cerquite com distanciamento de 15 metros na extensão do paredão rochoso, abaixo do mirante. A área isolada representou apenas 1% da área do parque.
“Aquela era uma demanda urgente e que precisava ser resolvida. A gente fez todo um conjunto de esforços para realizar a obra de contenção de área de risco, e agora encerramos as melhorias e devolvemos toda essa área, dentro do Parque Pedra da Cebola, para que toda a população possa usufruir”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.
O Parque Municipal Pedra da Cebola foi criado em novembro de 1997, na região norte da cidade, e é frequentado diariamente pela população residente nos bairros de entorno: Jardim da Penha, Mata da Praia, Boa Vista, República e Morada de Camburi. Até o ano de 1978, a área era uma pedreira, que deixou um paredão de rochas fraturadas com as explosões.











