Dólar Em baixa
5,116
27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024

Vitória
26ºC

Dólar Em baixa
5,116

Festival da Baleia marca início da temporada das Jubarte no ES

Vitória_2017-06-29 14-06-54_JoarleyRodriguesDe 14 a 16 de julho o 1º Festival da Baleia vai oferecer diversas atividades culturais e educativas para marcar o início da temporada das Baleias-jubarte (nome científico: Megaptera novaeangliae) no litoral do Espírito Santo. ”A ideia é perpetuar anualmente o festival marcando no calendário festivo da capital o início da temporada das baleias aqui, que dura de junho a novembro, fortalecendo a idéia de que Vitória é a capital nacional das Jubartes, ajudando a colocar nossa cidade no circuito internacional do turismo de observação de baleias”, declara Sandro Firmino, coordenador do Festival da Baleia.

A iniciativa é do projeto Amigos da Jubarte, uma realização do Instituto O Canal, com co-realização do Instituto Últimos Refúgios e Instituto Ecomaris, e com parceria com a Vale, Universidade Federal do Espírito Santo e Prefeitura Municipal de Vitória.

Ao longo de três dias, moradores e turistas poderão conhecer todo o potencial que o turismo de observação natural, incluindo o de baleias, tem no estado. “Haverá shows musicais, exibição de filmes, exposição de fotografias e outras ações de conscientização e debates sobre ações de conservação da biodiversidade local” complementa Thiago Ferrari, coordenador-executivo dos Amigos da Jubarte.

Entre os destaques das atrações, está o show de encerramento, com a banda Macucos e participação especial do cantor e surfista Armandinho, que além de ser famoso por seus hits musicais, é também amante incondicional da natureza e apoia diversos projetos de conservação em Santa Catarina, estado em que reside.

Vitória_2017-06-20 10-09-31_LeonardoMerçonMais do que entreter, o festival aposta fundamentalmente em ferramentas de sensibilização coletiva para preservação da espécie baleia Jubarte em águas capixabas. Por isso, uma exposição de fotografias e uma Mostra de Curtas Ambientais estão sendo preparadas especialmente para o evento, com a curadoria de Leonardo Merçon, coordenador de Mídias e Conteúdo do projeto Amigos da Jubarte.

“A idéia é difundir informações sobre as baleias capixabas, sensibilizando as pessoas da importância ambiental, econômica e educacional que esses animais têm. Queremos mostrar que a Observação de Baleias, se praticado de forma responsável, aliado a esforços de conservação e práticas de educação ambiental, pode trazer inúmeros benefícios aos municípios costeiros contemplados pela migração anual desses incríveis cetáceos”, afirma Merçon.

O portal queroverbaleia.com também foi lançando pelo projeto para servir de plataforma virtual de informação de todas as atividades que acontecem durante o ano. Nele será possível ter acesso a todo conteúdo gerado pelos Amigos da Jubarte O propósito do site é também servir de vitrine para as operadoras turísticas certificadas pelo projeto que oferecem a atividade de observação de baleias no Espírito Santo.

O Festival da Baleia é o segundo módulo a ser executado pelo projeto em 2017 que ainda terá um ciclo de educação ambiental nas escolas da rede pública de ensino a partir de agosto. O primeiro módulo do projeto este ano foi a “Capacitação de Operadores de Turismo Náutico” que aconteceu em Vitória no dia 30 de junho e teve mais de 200 inscritos para apenas 40 vagas disponíveis.

“Foi uma surpresa para nós, mas por orientação do Instituto Baleia Jubarte (IBJ), nossa parceira científica no projeto, o número de vagas foi limitado. Não esperávamos tantos inscritos. Muitos estudantes de oceanografia, biologia e medicina veterinária solicitaram a inscrição, e por isso resolvemos fazer no Festival da Baleia uma mesa interativa específica para o público acadêmico, para compartilhar os conhecimentos sobre a Baleia Jubarte”, afirma Paulo Rodrigues, coordenador de pesquisa dos Amigos da Jubarte.

2016_08_26 - Expedição Amigos da Jubarte - Vitória-ES
2016_08_26 – Expedição Amigos da Jubarte – Vitória-ES

Confira a programação completa:
Dia 14 de julho – Sexta-feira
– 14h – Mesa Interativa – As Jubartes na rota de Vitória –
Participação: Paulo Rodrigues, Oceanógrafo e Coordenador de Pesquisa do Amigos da Jubarte/Jubarte.lab, Eduardo Camargo, Vice presidente do Inst. Baleia Jubarte, e Gilberto Barroso, professor do curso de Oceanografia da UFES.
Local: Anexo 3 do auditório do CCHN – UFES
Inscrições gratuitas

Dia 15 de julho –  Sábado
– 10h – Lançamento da Exposição de Fotografias “Amigos da Jubarte”
Centro de Visitantes do  Tamar, Vitória – Praça do Papa
Preço de Entrada do Tamar: R$ 12,00
– 16h – Cinema: Mostra de Curtas Ambientais
Parque Botânico Vale (Jardim Camburi)
Gratuito

2016_08_26 - Expedição Amigos da Jubarte - Vitória-ES
2016_08_26 – Expedição Amigos da Jubarte – Vitória-ES

Dia 16 de Julho – Domingo
– 17h – Show com as bandas Pura Vida, Macucos com part. especial de Armandinho e Trio de Forró
Projeto Tamar – Praça do Papa
Valor: R$ 10,00.
* Os ingressos serão limitados a 1.000 unidades para maior conforto e segurança de todos. Os Ingressos poderão também ser retirados a partir de terça-feira (dia 11/07/2017) na portaria do centro de visitantes do TAMAR de Vitória-ES e na loja Shelter, na Praia do Canto. Também serão vendidos na bilheteria no dia do evento (até o número limite, portanto, se quer garantir sua participação adquira o ingresso antecipadamente).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. Boa tarde, adorei a iniciativa estava marcada para fazer este passeio em ABROLHOS mas se for aqui melhor ainda, quando haverá o passeio para observação das baleias em alto mar.

  2. Boa noite, quero saber como é a programação para observar no mar as baleias , sou turista e tenho muito interesse em ver uma baleia. Se puderem responder vou ficar muito feliz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas