Com a volta às aulas em escolas públicas e privadas de todo o país, cresce a necessidade de atenção ao acolhimento e à adaptação de alunos neurodivergentes. No quadro Multiverso Neurodiverso, da Rádio ES Hoje, a professora e terapeuta ABA Rebecca Bastos destacou que a primeira semana de aula é decisiva para garantir segurança emocional e favorecer a adaptação, especialmente de crianças que estão mudando de escola ou vivenciando novos ambientes.

Durante a participação, Rebecca explicou que o acolhimento vai além de receber o aluno na porta da escola e envolve comunicação acessível, respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem e a criação de ambientes seguros e previsíveis. “Quando uma escola se adapta para acolher o aluno neurodivergente, ela se torna melhor para todos os alunos”, afirmou.
A especialista também apresentou orientações práticas para tornar esse processo mais eficiente, como o uso de agendas visuais claras para estudantes dentro do espectro autista, a adoção de rotinas bem definidas, materiais com poucos textos, palavras em caixa alta e a identificação prévia dos professores.
Para melhor conhecimento, ouça a íntegra de Multiverso Neurodiverso:











