SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O tema da redação do Enem 2025 é “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. A proposta foi apresentada aos candidatos neste domingo (9), durante o primeiro dia de provas do exame, que também incluiu questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas.
Nos últimos anos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão responsável pela prova, tem escolhido temas ligados à visibilidade de grupos sociais historicamente marginalizados, como “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil” (2023) e “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil” (2024)
O tema da redação é tradicionalmente um dos momentos mais comentados do exame, tanto entre candidatos quanto entre professores e especialistas, por refletir debates sociais, culturais e políticos atuais.
A tarefa exige dos participantes a produção de um texto dissertativo-argumentativo, conforme o formato tradicional do exame, que deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto, com base em argumentos consistentes e uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
A correção da redação considera cinco competências, que avaliam desde o domínio da norma padrão até a capacidade de propor soluções viáveis e éticas. São elas:
- Competência 1: Domínio da norma culta escrita.
- Competência 2: Compreensão e desenvolvimento do tema.
- Competência 3: Organização e defesa de argumentos.
- Competência 4: Coesão e coerência na argumentação.
- Competência 5: Proposta respeitando direitos humanos
Cada competência vale até 200 pontos, somando um total máximo de mil pontos.
Neste ano, o Inep reforçou na Cartilha do Participante a importância da autenticidade textual. O órgão orientou que os candidatos evitem o uso de “repertórios de bolso” -citações genéricas, frases feitas e introduções prontas que circulam nas redes e cursinhos.
Neste domingo, os portões dos locais de prova foram abertos ao meio-dia e fechados às 13h. Os participantes começaram a resolver as 90 questões objetivas e a escrever a redação a partir das 13h30. O tempo máximo de realização foi de cinco horas e meia, com término às 19h.
Mais de 4,8 milhões de candidatos estão inscritos no Enem 2025. O segundo dia de exame será no próximo domingo (16), com questões de matemática e ciências da natureza.











