O segundo dia de provas do Enem 2025 será neste domingo (16). Entre os candidatos, uma das dúvidas existentes é se quem faltou ao primeiro dia de provas pode voltar a fazer o segundo dia.
No primeiro dia de aplicação, no último dia 9, mais de 3,5 milhões de candidatos concluíram a prova. A taxa de candidatos que não compareceram ficou em 27% nível estável em comparação com o percentual registrado em 2024 (26,6%).
De acordo com o Inep, órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação) e responsável pelo exame, candidatos que faltaram ao primeiro dia estão autorizados a participar normalmente do segundo dia. No entanto, salvo em duas situações, quem faltou não tem direito a reaplicação do exame.
Nesses casos, o participante será considerado ausente no primeiro dia, e as notas do obtidas no segundo dia aparecerão no boletim de desempenho individual apenas como forma de autoavaliação sem validade para seleção em programa de acesso ao ensino superior.
Com a nota do Enem, os participantes podem utilizar os pontos obtidos para concorrer a vagas em universidades públicas, via Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Além de bolsas e financiamentos em instituições particulares, por meio do Prouni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
O Inep também ressalta que candidatos isentos da taxa de inscrição devem comparecer ao segundo dia de provas para não perder o benefício na próxima edição do exame.
QUEM PODE SOLICITAR A REAPLICAÇÃO?
De acordo com o edital do Enem, podem solicitar fazer a prova em outro dia quem for afetado por problemas logísticos durante o exame ou for acometido por uma das doenças seguintes doenças na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação:
– Tuberculose
– Coqueluche
– Difteria
– Doença invasiva por Haemophilus influenzae
– Doença meningocócica e outras meningites
– Varíola
– Varíola dos macacos (monkeypox)
– Influenza A e B
– Poliomielite por poliovírus selvagem
– Sarampo
– Rubéola
– Varicela (catapora)
– Covid-19
O Inep esclarece ainda que, caso o candidato receba alta médica a tempo, pode comparecer ao segundo dia e solicitar a reaplicação apenas das provas que perderam no primeiro dia.
Já em relação a problemas logísticos, são consideradas as ocorrências de desastres naturais, falta de energia elétrica no local de prova (quanda afeta a visibilidade) ou erro de execução de procedimento que cause prejuízo ao candidato.
É por essa razão que candidatos do Paraná que foram afetados pelo ciclone terão direito a solicitar a reaplicação do exame.
Os participantes que se enquadram nos critérios estabelecidos devem fazer a pedido na próxima semana, de 17 a 21 de novembro, e as provas serão em 16 e 17 de dezembro.
CALENDÁRIO DO ENEM 2025
– Aplicação do segundo dia de provas: 16 de novembro
– Divulgação do gabarito do segundo dia de provas: após o dia 17 de novembro
– Solicitação para a reaplicação do exame: 17 a 21 de novembro
– Aplicação do exame para as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (no Pará): 30 de novembro e 7 de dezembro
– Data de reaplicação do Enem 2025: 16 e 17 de dezembro
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – LUCAS LEITE











