As ruas da Barra do Jucu estão ganhando novas cores, formas e significados com o projeto Calçadas Brincantes da Barra do Jucu, uma iniciativa da ABECA (Associação Beneficente da Criança e do Adolescente da Barra do Jucu) que une arte, cultura e cidadania. O projeto envolve seis artistas locais, que estão pintando 18 artes originais inspiradas na cultura e nas tradições locais.
A proposta é simples e transformadora: levar o direito ao brincar para o caminho das crianças. Por meio de pinturas lúdicas e interativas, as calçadas do bairro se tornam verdadeiros espaços de convivência e aprendizado, onde jogos como amarelinha, labirintos e circuitos estimulam o movimento, a criatividade e o desenvolvimento cognitivo.

“Mais do que um convite à brincadeira, as Calçadas Brincantes refletem o direito à infância e o poder da arte como instrumento de transformação social. Porque brincar também é uma forma de ocupar, aprender e cuidar da nossa cidade”, ponderou a coordenadora da ABECA e uma das idealizadoras do projeto, Karina Solar Bergmann.
O que antes era apenas passagem, agora se transforma em território de imaginação, alegria e encontro comunitário. Cada traço de Evandro Carlos, Inara Novaes, Marcus Vinícius Machado, Renata Sissa, Simone Carlos e Tomaz Musso e cada cor que eles utilizam, carregam o propósito de fortalecer o vínculo entre infância, arte e comunidade — reafirmando o papel da cidade como espaço de afeto, cuidado e pertencimento.
Idealizado pela ABECA – Associação Beneficente da Criança e do Adolescente da Barra do Jucu, o projeto é realizado por meio do edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Vila Velha.













