Um momento de alegria, esporte, lazer virou indignação e revolta depois que uma ambulância em atendimento ficou impedida de seguir caminho durante a Corrida Luzes da Cidade, na noite desse sábado (22), em Vila Velha. Segundo testemunhas, a ambulância ficou cerca de 10 minutos parada mesmo com sirene e giroflex acionados.
O bloqueio realizado pela Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal são necessários e estratégicos para evitar acidentes durante as corridas de rua, mas o cenário neste sábado chamou atenção depois que a ambulância de socorro não conseguiu atravessar a avenida por conta do bloqueio montado para a realização do evento.
O Código de Trânsito Brasileiro, garante urgência e preferência de circulação a ambulâncias e outros veículos de emergência, mesmo em vias interditadas, o que não aconteceu.
Imagens gravadas por quem acompanhava a corrida mostram o momento que a ambulância fica parada. Na ocasião, é possível ouvir uma testemunha dizendo que a ambulância está parada a cerca de 10 minutos.
Outra pessoa no vídeo conta que o motorista da ambulância chegou a descer do automóvel e pedir para atravessar, mas a polícia não liberou. “A polícia militar não fez nada, a população que teve que parar a corrida para a ambulância passar”, disse.
O que diz Guarda Municipal
Por nota, a Prefeitura de Vila Velha esclareceu que a Guarda Municipal não foi acionada sobre esse incidente e não participou de qualquer bloqueio a nenhuma ambulância durante a referida corrida.
Ressaltou ainda “os agentes da Guarda Municipal sabem exatamente a importância de garantir passagem a uma unidade de urgência, em meio ao trânsito e, por isso, nunca teriam permitido que um veículo de socorro permanecesse retido em via pública por causa de um evento.”
A Polícia Militar (PM) foi procurada, mas até o momento desta publicação não houve retorno.











