Dólar Em baixa
5,375
31 de outubro de 2025
sexta-feira, 31 de outubro de 2025
Vitória
21ºC
Dólar Em baixa
5,375

CartãoGV pré-pago terá novo valor em novembro

O CartãoGV Cidadão na modalidade pré-paga, vendido diretamente nas roletas dos terminais do Sistema Transcol sem necessidade de CPF, terá mudanças a partir de novembro e será descontinuado no próximo ano. A partir de 3 de novembro, o cartão passará a custar R$ 25, valor integralmente convertido em créditos, permitindo o uso imediato no transporte coletivo.

A venda dessa versão, criada em 2020 como medida de segurança sanitária durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, será encerrada em 31 de dezembro de 2025. A partir de 1º de janeiro de 2026, o cartão pré-pago deixa de ser disponibilizado ao público, mas os cartões já adquiridos continuarão válidos e poderão receber recargas normalmente.

Segundo o GVBus, o pré-pago foi implantado para reduzir o manuseio de dinheiro nos ônibus, em um contexto de prevenção à Covid-19. Com o fim da pandemia, o encerramento do pagamento em dinheiro no Transcol e a consolidação da bilhetagem eletrônica, o modelo perdeu função dentro do sistema. Hoje, o pagamento também pode ser realizado pelo celular, por meio de QR Code.

A mudança atinge apenas o CartãoGV pré-pago. As demais categorias: Cidadão, Escolar, Vale-transporte, Idoso e Especial permanecem válidas, sem alterações na forma de solicitação ou uso.

Usuários que possuem o cartão pré-pago podem continuar utilizando e recarregando normalmente. O GVBus recomenda, no entanto, que o cartão seja cadastrado com CPF, o que permite bloqueio em caso de perda ou roubo, transferência de créditos e acesso à recarga online. O cadastro pode ser feito presencialmente nas lojas do GVBus ou no site cartaogv.com.br, locais que também realizam emissão de segunda via.

O cadastramento e a segunda via podem ser solicitados nos terminais de integração de Laranjeiras, Carapina, Jacaraípe, Campo Grande, Itacibá, Jardim América, Vila Velha, Itaparica e São Torquato, além da loja central em Santa Lúcia, em Vitória, e nas unidades da Ufes em Goiabeiras e Maruípe. O terminal do Ibes permanece temporariamente fechado para reforma.

Para venda e recarga, além das lojas do GVBus, há mais de 230 pontos distribuídos pela Grande Vitória, incluindo farmácias, comércios parceiros, terminais e máquinas de autoatendimento em locais como o Aeroporto, Rodoviária de Vitória, estações do aquaviário e shoppings Vitória, Praia da Costa, Norte-Sul, Centro da Praia e Masterplace Mall, além de unidades públicas como o “É Prá Já” de Viana e a Casa do Cidadão de Maruípe. As recargas também podem ser realizadas de forma digital pelos aplicativos Recarga Pay, Banestes, PicPay e Kim.

O pagamento pelo celular pode ser feito por meio do aplicativo Kim, que gera um QR Code válido para embarque em todos os ônibus, terminais e estações do sistema aquaviário. Para turistas e visitantes, há a opção de utilizar tanto o cartão físico, disponível nos pontos credenciados, quanto o cartão virtual via aplicativo, que permite embarque apenas com o celular.

A aquisição de novos cartões exige cadastro com CPF, o que possibilita ao usuário consultar saldo, recuperar créditos e realizar recargas online.

 

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas