Dólar Em baixa
5,801
20 de abril de 2025
domingo, 20 de abril de 2025
Vitória
25ºC
Dólar Em baixa
5,801

Carnaval de Congo: Mestre Tagibe mantém tradição e legado herdado do pai em Cariacica

“Eu queria jogar futebol e meu pai me falava para ser congueiro. No final, ele conseguiu, virei mestre e me apaixonei pela cultura”. Esse é o relato de Itagiba Cardoso Ferreira, mais conhecido como Mestre Tagibe, figura representativa do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água.

Aos 14 anos, começou a tocar tambor e nunca mais saiu do ritmo. Hoje, com 77 anos, mantém vivo o legado herdado de seu pai, Gabiroba. Antes de criar sua própria banda, Tagibe ficou por 57 anos na banda de Congo de Santa Izabel, criada por Gabiroba, assumindo a posição de mestre aos 23 anos.

Carnaval de Congo: Mestre Tagibe mantém tradição e legado herdado do pai em Cariacica

“O Congo nos educou. Na época, a gente não tinha escola, o professor vinha uma semana, não gostava e ia embora. Então não aprendemos quase nada, o que sabemos foi o Congo que ensinou e eu aprendi graças ao meu pai. Eu sou muito feliz em poder trabalhar com essa cultura e passar isso para minha família. Esse ritmo fez muito na minha vida e vai fazer mais, se Deus quiser”, falou Mestre Tagibe.

Com a morte do mestre Gabiroba, que sonhava em ter uma banda, a pedido da família, em 15 de setembro de 2007 ele fundou a Banda Mestre Tagibe, hoje com 27 componentes, entre eles a esposa, os filhos, os netos, amigos e amantes da cultura.

“Dedico minha vida a essa cultura e passo minha paixão para as próximas gerações. Meu pai nunca ganhou um centavo com o Congo, hoje nós temos editais que nos incentivam a continuar. Só tenho a dizer que sou feliz aqui”, concluiu o mestre.

Banda mirim

Carnaval de Congo: Mestre Tagibe mantém tradição e legado herdado do pai em CariacicaO congo é para todas as idades. A Banda de Congo Mestre Tagibe possui um grupo de crianças que carregam a história de Roda D’Água. Quem está à frente do grupo é o mestre Alcemi, filho do mestre Tagibe.

Segundo Alcemi, a banda mirim veio para manter a tradição viva. “A banda mirim é formada com nossos filhos, sobrinhos, primos e outras pessoas que também gostam da cultura, não é só de família que a banda é feita. Para manter a tradição, que eu acompanho desde os meus oito anos através do meu avô, mestre Gabiroba, e do meu pai, eu tive a ideia de formar a banda mirim. Nós queremos manter viva nossa a raiz”, disse.

Carnaval de Máscaras de Roda D’Água

Carnaval de Congo: Mestre Tagibe mantém tradição e legado herdado do pai em CariacicaO Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água será realizado no dia 28 de abril, segunda-feira, dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado, e terá uma programação especial.

Promovido pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica e em parceria com a Prefeitura do município, o carnaval será no Campo do América, na Estrada de Roda D’Água, das 8 às 18 horas, com entrada gratuita.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas