Uma planilha anônima que circula nas redes sociais desde o início da tarde desta segunda-feira (10) tem causado polêmica ao divulgar “rankings” de empresas no Espírito Santo, classificadas como bons e maus locais para se trabalhar. A publicação viralizou rapidamente, atraindo centenas de comentários de funcionários e ex-funcionários que compartilham suas experiências nas empresas listadas.
Entre os relatos, destacam-se diversas denúncias de casos de preconceito, assédio moral e desrespeito aos direitos dos trabalhadores. Um dos comentários mais contundentes relata a experiência de uma ex-estagiária em uma instituição que se diz inclusiva: “Um completo INFERNO. Era estagiária e não tinha direito a nada, não aceitavam atestado e ainda tem um monte de caso de preconceito na escola com as crianças e com os estagiários…”.
Em outro comentário, um programa universitário é citado dizendo que há alunos preferidos e outros nem tanto: “Estagiei no Laboratório de Comunicação da Universidade! Uma piada!! Parece que tem alunos que eles nem querem que esteja lá. Os professores têm os preferidinhos deles e se você não é um deles, se prepare, porque mal olham na sua cara direito, além de ser cortada das piadas internas, convites pra ações e eventos legais e etc. A universidade quer viver de prêmios, e só foca nisso! Pessoas que se dane! Uma professora em específico (que tem uma risada nada agradável) é uma das piores. Quer que todos façam o que quer, se não fizer, você ainda é mal vista pelos outros, por ela ser a preferida”.
A repercussão da planilha é tamanha que já ultrapassou a marca de 145 comentários enviados, com relatos detalhados sobre as condições de trabalho em diversas empresas do estado.
Nem todas as empresas citadas são criticadas negativamente, alguns comentários elogiam empresas e abordam o lado positivo de atuar no local. Confira a Planilha clicando aqui.
Planilha dos Famosos
O que acontece no Espírito Santo não é novidade. Na semana passada, uma planilha voltada a famosos circulou nas redes sociais, expondo as relações de trabalho publicitário com sub-celebridades, a exemplo de Juliette, Ana Castela e Felipe Neto. A planilha chegou a sair do ar, mas logo voltou a ser compartilhada e atualizada.