O ex-secretário de Estado da Saúde do Espírito Santo Nésio Fernandes foi internado após apresentar dor abdominal e sintomas respiratórios no último domingo (19), apenas um dia depois de receber alta hospitalar. Por precaução, ele procurou atendimento no pronto-socorro, onde exames clínicos, laboratoriais e de imagem confirmaram os diagnósticos de pancreatite aguda e tromboembolismo pulmonar.
Os diagnósticos foram fundamentados por uma tomografia computadorizada com contraste de abdômen, que revelou inflamação no pâncreas, e por uma angiotomografia, que identificou a presença de trombos nos vasos pulmonares. Exames laboratoriais também apontaram elevação de enzimas pancreáticas e marcadores inflamatórios, reforçando os resultados.
De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira (20) numa rede social do ex-secretário, Nésio encontra-se estável, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele está consciente, orientado e recebe o suporte necessário de uma equipe médica qualificada. As medidas terapêuticas já foram implementadas e estão sendo continuamente monitoradas.
A família de Nésio expressou sua gratidão pelas mensagens de apoio, orações e demonstrações de carinho recebidas neste momento. Em nota, assinada como Família Fernandes, afirmou estar confiante na recuperação do secretário e acredita que ele terá alta em breve.
Recentemente, Nésio passou por um procedimento cirúrgico para tratar os ossos da mastoide (localizados atrás da orelha) e os seios da face.