Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
21ºC

Dólar Em baixa
5,243

8 de maio é o prazo para regularizar o título e votar nas Eleições 2024

Eleitoras e eleitores de todo Espírito Santo podem regularizar a situação eleitoral, solicitar transferência de domicílio e atualizar dados cadastrais até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização das Eleições Municipais deste ano.

É importante lembrar que quem não tem os dados biométricos cadastrados precisa comparecer ao cartório eleitoral mais próximo para colher as impressões digitais. O cadastro biométrico é gratuito e garante maior segurança para o processo eleitoral, evitando que uma pessoa vote no lugar de outra e ajudando na detecção de eleitoras e eleitores com mais de um registro no cadastro eleitoral.

Consulte aqui qual o cartório eleitoral mais próximo de sua residência

Como consultar a situação eleitoral?

O primeiro passo é saber se você está em dia com a Justiça Eleitoral, ou seja, se não há nenhuma pendência. Para isso, basta consultar a situação eleitoral no site do TRE-ES (www.tre-es.jus.br). A operação é bem simples: acesse o portal, vá até a aba “Serviços”, localizada no canto superior direito, e clique na opção “Situação Eleitoral”. Agora, informe o número do CPF e aperte a tecla “Consultar”. Pronto. Na tela aparecerá se o título eleitoral está regular ou não.

Caso a situação esteja irregular, é só clicar, ainda na aba “Serviços”, em “Autoatendimento Eleitoral”. Depois, escolha a opção “Título Eleitoral” e, em seguida, “Regularize seu título eleitoral cancelado”.

Há algumas situações, como o cadastro da biometria, que precisam ser feitas presencialmente em um cartório eleitoral. Nesses casos, o próprio sistema de autoatendimento fará o alerta e indicará o melhor local para o atendimento presencial.

Identificação biométrica

Nesta segunda-feira (1º), o TSE lançou, em rede nacional, uma campanha sobre a biometria. Com o slogan “Identificação biométrica – a nossa democracia tem as duas digitais”, a ação busca conscientizar aqueles que ainda não fizeram a biometria e pretendem votar pela primeira vez nas Eleições Municipais 2024, marcadas para 6 de outubro (primeiro turno).

A eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral poderá votar normalmente no pleito de 2024. Porém, para quem vai tirar o primeiro título, o cadastro biométrico é obrigatório.

*Com informações da assessoria de comunicação do TSE

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas