A greve de fome de internos de algumas galerias da Penitenciária de Segurança Máxima 1, em Viana, iniciada na segunda-feira (22), foi finalizada na manhã desta sexta-feira (26). De acordo com a Secretaria da Justiça (Sejus), os detentos receberam o almoço normalmente durante a manhã.
A Sejus informou que realiza de forma rotineira a entrega de itens de higiene, alimentação, uniforme, entre outros materiais necessários à população carcerária, e que não houve qualquer interrupção na entrega destinada à Penitenciária de Segurança Máxima 1.
A Secretaria ainda reitera que as ações realizadas na unidade são acompanhadas pelos órgãos da execução penal e de Direitos Humanos e que os procedimentos adotados seguem as diretrizes da Lei de Execução Penal e os princípios da dignidade humana.
O Ministério Público do Espírito Santo (MPES), por meio do Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (GETEP), informou, em nota, que está acompanhando situação e atua, em parceria com outras instituições e segmentos da sociedade, com o objetivo de adotar as providências necessárias para solucionar a questão, de forma a garantir as condições para o cumprimento das penas e para resguardar a segurança dos servidores que atuam no sistema prisional.
No início da tarde desta sexta, familiares de alguns detentos realizaram uma passeata saindo da antiga praça de pedágio da Terceira Ponte, em Vitória. Esposas de alguns detentos disseram que a greve terminou, mas que nas galerias F e G não. A Sejus não confirmou a informação.

Entenda o caso no link abaixo.
Familiares denunciam abusos sofridos por detentos da segurança máxima no ES











