Dólar Em baixa
5,016
29 de março de 2024
sexta-feira, 29 de março de 2024

Vitória
29ºC

Dólar Em baixa
5,016

Genéricos, Clima, Indígenas

Genéricos, Clima, Indígenas
Borracha, Brasil produz 40% do que consome o restante é importado (Wenderson Araújo)

GENÉRICOS

O Ato n° 59 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicou no Diário Oficial da União o registro de 12 produtos técnicos. Todos esses produtos são genéricos, ou seja, utilizam ingredientes ativos já registrados e em uso dentro do território nacional. 

INDÍGENAS

A Terra Indígena Andirá-Marau, localizada nas divisas dos estados do Amazonas e do Pará, conquistou a primeira Indicação Geográfica (IG) de origem concedida a um povo indígena, em razão de dois produtos nativos: o waraná (guaraná nativo) e o pão de waraná (bastão de guaraná).

O waraná, como é chamado pelos Sateré-Mawé, ou guaraná nativo, apresenta características únicas devido ao bioma local e o “saber-fazer” do povo indígena com seu modo próprio de cultivo e obtenção do produto.

INTERCOOPERAÇÃO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) assinaram um acordo de cooperação técnica destinado a promover o desenvolvimento de iniciativas e projetos que contribuam para o aumento da conectividade e a disseminação do uso de tecnologias digitais no agronegócio brasileiro.

APLICATIVO

O Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, anunciou que será lançado um novo edital com o objetivo de selecionar cooperativas agropecuárias da região Nordeste para participarem do Projeto Eixo Intercooperação do Programa Brasil Mais Cooperativo.

Resultado de parceria entre o órgão federal, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

TRABALHO RURAL

Em cerimônia no dia, 22, o governo federal divulgou a modernização da NR 31, norma regulamentadora da atividade de agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aquicultura.

A NR 31 é a primeira da série de normas regulamentadoras que estão em processo de revisão pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. As novas regras entram em vigor um ano após a publicação da portaria.

PROPOSTAS

Mais de 40 entidades do agronegócio entregaram ao Deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da PEC 45/2019, uma carta com seis propostas que resumem as principais demandas do setor produtivo para a reforma tributária.

Entre elas estão a desoneração total da cesta básica e dos insumos agropecuários e o tratamento diferenciado às cooperativas agropecuárias.

RENDA

“O Prêmio Brasil Artesanal é uma oportunidade de incentivar a produção de alimentos e para criar uma opção de renda para os produtores rurais”, afirmou a assessora técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Ana Lígia Lenat.

A edição deste ano vai valorizar a charcutaria brasileira, com destaque na produção de salames. 

EMPREENDEDORES

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) foi homenageada no 8º Encontro de Empreendedores do Agronegócio, realizado pelo Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro).

O evento teve como objetivos promover a integração do setor e discutir as perspectivas e as estratégias para a melhoria da competitividade sustentável do agronegócio capixaba. A programação contou com palestras sobre o agronegócio.

“A Cedagro é uma importante ferramenta atuante nas políticas de apoio e fomento aos diferentes segmentos do agronegócio e do meio ambiente, e o reconhecimento do trabalho que a Seag vem desenvolvendo na agricultura capixaba é muito gratificante”, ressaltou o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Paulo Foletto. 

OBRAS

O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, os municípios de Muqui e Castelo, na região sul capixaba, para a entrega de obras nas áreas da educação, esporte e infraestrutura.

Para o subsecretário de Estado de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari, essa obra representa o compromisso com o desenvolvimento da agricultura familiar capixaba.

“A Seag continua trabalhando para melhorar a infraestrutura rural das comunidades capixabas, também há avanços na qualidade de vida da população residente no campo. Mesmo com a pandemia, nosso trabalho não parou. Recentemente entregamos mais de R$ 15 milhões em investimentos com o Programa de Calçamento Rural, que também possibilita melhor trafegabilidade e mobilidade no campo”, disse.

Genéricos, Clima, Indígenas

Facebook.com/maurice.picazo
Twitter.com/mauricepicazo 
Mauricio Picazo Galhardo
Tel.: (15) 3326-8812       
(15) 9-9104-2651

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas