“Não amem o dinheiro; estejam satisfeitos com o que têm. Porque Deus disse: “Não o deixarei; jamais o abandonarei”. Por isso, podemos dizer com toda a confiança: “O Senhor é meu ajudador, portanto não temerei; o que me podem fazer os simples mortais?” (Hebreus 13.5-6)
Preste atenção nessas três palavras contidas no texto: “Porque Deus disse…”
Baseado nessas 3 palavras, hoje nós queremos chamar atenção para a importância das promessas de Deus para as nossas vidas e de toda a diferença que elas fazem para o bom andamento da nossa trajetória aqui nesse mundo, mesmo diante dos tempos difíceis.
Porque, ao contrário do que alguns teólogos da prosperidade e coaches dizem por aí, crer em Jesus e tê-lo como Senhor de sua vida não te livrará dos problemas aos quais todo o qualquer ser humano está sujeito.
E sabe por que? Por causa dessas 3 palavras: “Porque Deus disse…”
Olha o que Deus diz em sua Palavra:
Na pessoa de Jesus, Ele diz: “Nesse mundo você terão aflições, mas tenham bom ânimo, porque EU VENCI O MUNDO”. (Jo 16.33)
No salmo mais famoso, que é o Salmo 23, o salmista diz, inspirado por Deus: “Mesmo que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo” (Sl 23.4)
Nessas passagens, a Palavra de Deus deixa claro que, mesmo sendo servos fiéis a Cristo Jesus, nesta vida certamente passaremos por aflições, nessa vida certamente passaremos pelo vale da Sombra da Morte, maaaassss… o que faz toda a diferença são as promessas de Deus, em SUA PALAVRA, contida na continuação dessas passagens:
“Nesse mundo você terão aflições, mas tenham bom ânimo, porque EU VENCI O MUNDO”. (Jo 16.33)
E se Jesus venceu o mundo, e se nós estamos em Jesus, então em Jesus nós já somos mais do que vencedores sobre toda e qualquer dificuldade desse mundo. As aflições, as provações, elas são usadas para aperfeiçoar a nossa fé em Cristo (como é descrito em Tiago 1), porque são nesses momentos difíceis que passaremos a depender mais ainda de Cristo e a depositar toda nossa fé nEle. Nossa fé será provada, aprovada e, então, vivenciaremos a promessa da Palavra de Deus de que em Cristo somos mais do que vencedores, como está em Romanos 8.37.
Veja só a outra promessa abençoadora da Palavra de Deus: “Ainda que ande no vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque Tu estás comigo!”
A Bíblia, a Palavra de Deus, nos deixa claro que esse mundo está sob o pecado. E por causa do pecado, estamos sujeitos à morte e a todos os males possíveis. Então, é certo que todos nós passaremos em nossas vidas por “vales da sobra da morte”. Mas olha que promessa maravilhosa de nosso Eterno Deus e Senhor Jesus na Sua Palavra:
“Não temas, porque eu estou contigo”!
Que promessa linda e sublime! Jesus está conosco em todos os momentos, mesmo nos piores momentos, nos fortalecendo, nos guardando, nos direcionando, nos confortando, nos consolando e trazendo ao nosso coração a paz que excede o entendimento e uma alegria indescritível, que só experimenta quem nEle está firme. Essa é a promessa do bom pastor.
Para seus discípulos ele diz, antes de ascender aos céus: “Eis que estou convosco todos os dias de suas vidas” (Mateus 28).
A graça de Jesus é melhor do que a vida
Para quem crê, para quem experimentou a presença de Jesus, sabe que a presença dele, a graça dele, o amor dele, é melhor do que a própria vida!
Sim! É isso que o salmista, no caso Davi, diz no Salmo 63.3: “Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam”.
E é isso que quem experimenta o amor do Espírito Santo sente! Porque a vida eterna é a eterna presença de Jesus! Aquele que crê passará a eternidade na presença de Jesus! O céu só é céu porque o próprio Deus na pessoa de Jesus está lá! Sem Jesus não há céu… a ausência de Jesus é o próprio inferno. E é lá que estarão Satanás e seus demônios na ocasião da volta de Jesus, quando todo o mal será julgado e condenado. E todos aqueles que em Jesus creram e o receberam, desfrutarão da bem aventurança eterna, da alegria eterna na presença do Rei dos Reis, do Senhor dos Senhores, do próprio Jesus Cristo!
Porque Deus disse!
É por isso que nós chamamos a atenção na passagem do início do programa:
“Não amem o dinheiro; estejam satisfeitos com o que têm. Porque Deus disse: “Não o deixarei; jamais o abandonarei”. Por isso, podemos dizer com toda a confiança: “O Senhor é meu ajudador, portanto não temerei; o que me podem fazer os simples mortais?” (Hebreus 13.5-6)
Olha que promessa linda e maravilhosa de Deus: ELE DISSE: Não os deixarei, jamais o abandonarei! O Senhor está conosco em todo o momento! Ele é nosso ajudador, a nossa força, o nosso abrigo, o nosso refúgio.
Como sabemos disso? Olha o que a Palavra diz: Sabemos disso porque, como está descrito no texto: Porque Deus disse! Sim, porque Deus disse. Ele é fiel à sua Palavra, e ele não é como os homens, sujeitos à mentira. Ele é Santo, Santo, Santo!!!
Tenhamos essas 3 palavras em mente: “Porque Deus disse!”

O grande príncipe dos pregadores, Charles Spurgeon, disse que “Se pudermos apenas nos agarrar a essas palavras pela fé, temos uma arma poderosa em nossas mãos. “Porque Deus disse…”
Que dúvida não é dissipada com as palavras que o Deus Todo-Poderoso disse? Que medo não vai embora com essas palavras que o Senhor do Universo disse?
Essas pequenas 3 palavras “Porque Deus disse” devem ser uma lembrança diária que nos ensinam o imensurável valor de buscar as Escrituras diariamente.
Porque é lá nas Escrituras, na Bíblia, que vamos encontrar O QUE DEUS DISSE, E CONTINUA DIZENDO, porque tudo vai passar, mas a Palavra de Deus é eterna, ela permanecerá para sempre!
É nas Escrituras que encontramos as palavras de Deus, O QUE DEUS DIZ hoje para nós!
Remédio para a alma
Talvez exista na Bíblia uma promessa de Deus que se encaixa exatamente no seu caso, no que você está vivendo agora. Mas por não ir à Escritura, você não a conhece, e assim, acaba perdendo o consolo que Deus pode te dar em Sua Palavra, através da Sua Palavra.
Charles Spurgeon ainda diz o seguinte sobre o valor das promessas de Deus nas Escrituras, para as nossas vidas: Ele diz de uma forma muito poética e bonita o seguinte:
“Talvez haja um remédio potente na farmacopeia das Escrituras, e você possa continuar doente, a não ser que examine e busque as Escrituras para descobrir o que Deus tem dito”
Diante disso, queridos ouvintes, não seria sábio e prudente de nossa parte, além de ler a Bíblia e se esmerar em conhecer a Palavra de Deus, ainda armazenar nas nossas memórias as promessas de Deus?
Por muitas vezes, nós lembramos citações de grandes homens, guardamos músicas, guardamos poemas… então nós também não deveríamos ser profundos conhecedores das palavras de Deus, de modo que nós pudéssemos citá-las prontamente ao solucionar uma dificuldade ou demolir uma dúvida?
As Palavras de Deus são raiz de toda a sabedoria e fonte de todo o conforto. Por isso, precisamos permitir que essas palavras de Deus habitem ricamente em nós como “uma fonte a jorrar para a vida eterna”.
Assim, nós poderemos crescer espiritualmente saudáveis, fortes e felizes, uma vez que nossa alma está entrelaçada nas Palavras e no amor do nosso Amado Deus e Senhor Jesus!
Que maravilha é esse Jesus!
Que possamos conhecê-lO
Então, querido leitor do Fé Pública, que nós possamos buscar conhecer e prosseguir em conhecer a esse Deus maravilhoso através da Sua Palavra; que nós possamos nos dedicar a cada dia a ler, meditar, refletir e mesmo memorizar a Sua Palavra, porque a Palavra de Deus tem as repostas e promessas que precisamos para os principais momentos da vida, inclusive naqueles mais difíceis.
Lembre-se daquela promessa maravilhosa, que é muito famosa, mas que às vezes nós esquecemos: se você está em Cristo, pode dizer com toda a certeza: “O Senhor é meu pastor, nada me faltará”. E nada te faltará, porque Ele se tornou a coisa mais importante da sua vida, o seu tudo!
Amém!
E assim nos despedimos dessa edição de sexta de nosso Fé Pública, ouvindo Projeto Sola, com a música 23, para te lembrar de algumas das promessas de Deus contidas neste salmo maravilhoso!
Fiquem com o Senhor Jesus Cristo, que Ele os abençoe ricamente, e um excelente final de semana na graça, na paz e na presença maravilhosa do Senhor Jesus.