Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

“Nunca uma geração foi tão pouco estudiosa”, diz Wilson Porte Jr., que estará na I Conferência Escrituras em Meu Ser

Ele é professor e presidente do Seminário Martin Bucer, uma das mais renomadas escolas teológicas baseadas na fé reformada na América Latina. Além disso, é autor de quase uma dezena de livros de teologia e pastoreia a Igreja Batista Liberdade, em Araraquara-SP. Isso é parte do currículo do pastor Wilson Porte Jr., que estará presente na I Conferência Escrituras em Meu Ser, entre os dias 26 e 28 de abril, na Primeira Igreja Batista de Vitória. (Para se inscrever na Conferência, clique aqui)

Leia também: Grandes nomes dos batistas brasileiros vêm a Vitória para a I Conferência Escrituras em Meu Ser

Na ocasião, o pastor palestrará sobre o tema “Preparando crentes para o batismo e a vida eclesiástica sadia: preparando para ser Igreja”, participará de mesa redonda que tratará do assunto “Respostas bíblicas para os desafios de um mundo sem Deus e sem coração: Preparando para semear” e ficará responsável pelo sermão no culto do domingo (28) à noite. Além dele, ministrarão no evento os pastores Lourenço Stelio Rega, Judiclay Santos e Stenio Marcius – que será responsável pela música no evento.

A coluna Fé Pública conversou com Wilson Porte Jr. sobre as expectativas que ele nutre para a I Conferência Escrituras em Meu Ser e também sobre o diagnóstico que ele, a partir de sua experiência ministerial e como presidente de um seminário influente no Brasil, faz da igreja brasileira em relação ao conhecimento bíblico e, consequentemente, à ortopraxia.

Necessidade de aprofundar os estudos

O pastor considera que, apesar de vivermos numa época ímpar da história da humanidade, na qual o acesso à informação – inclusive de qualidade – é praticamente universal, isso não tem refletido em conhecimento verdadeiro, mesmo entre os crentes.

“Qualquer pessoa hoje pode ter acesso a qualquer informação que quiser seja através de livros, artigos, vídeos, aulas on-line, dentre outras formas de informação. No entanto, nunca uma geração foi tão pouco estudiosa quanto a nossa. Vivemos na época da curiosidade, onde todos desejam saber de tudo, mas pouquíssimos estudam e se aprofundam no objeto de seu estudo”, lamenta Porte Jr.

Wilson Porte jr.
Wilson Porte Jr. ministrará no sábado (27) e no domingo (28) na I Conferência Escrituras em Meu Ser

Ele pondera que essa situação atinge, inclusive, as lideranças nas igrejas.

“Com isso, afirmo que não somente os cristãos em geral, mas principalmente pastores e professores de seminário têm sido prejudicados pela tentação da curiosidade que os afasta da estudiosidade”.

Por isso, o pastor exalta a importância da I Conferência Escrituras em Meu Ser, cujo objetivo é capacitar a igreja local para uma apurada compreensão e aplicação das Sagradas Escrituras, atentando para a importância do estudo bíblico. “Conferências como essa dão àqueles que participam a oportunidade de compreender a necessidade que temos de sermos estudiosos, ou seja, de usarmos o cérebro que Deus nos deu para sua própria glória”, frisa o pastor.

Na palestra que ministrará na manhã do sábado (27), Wilson Porte Jr. falará sobre “a enorme importância de conhecermos as doutrinas centrais da fé cristã e quais são elas”, segundo suas próprias palavras. Já no sermão que será pregado no culto do domingo (28) à noite o pastor adiantou que abordará o tema: “Será que estudar esfria a nossa fé?”.

EBD, novos livros e os batistas

Perguntado sobre se a Escola Bíblica Dominical (EBD) é a melhor forma para que os crentes se aprofundem no estudo da Palavra, Porte Jr. chamou atenção para a prioridade do estudo individual das Escrituras no decorrer da semana, antes de chegar na EBD.

Wilson porte jr.
“Pentateuco: conciliando a história judaica com a fé cristã” foi o último livro de autoria de Wilson Porte Jr., lançado em setembro de 2023 pela Thomas Nelson Brasil e God Books

“Eu não diria que [a EBD] é a melhor forma, mas que é uma excelente forma, uma de muitas, para os cristãos crescerem no seu conhecimento das Sagradas Escrituras. Antes das Escolas Bíblicas Dominicais serem uma tradição nas igrejas evangélicas, nossos irmãos do passado tinham o hábito de ler, meditar, e orar sobretudo o que liam, seja nas Escrituras ou em outros livros publicados para a edificação do povo de Deus. Penso que hoje, além de estarmos na EBD, deveríamos durante a semana ocupar a nossa mente com a busca de mais conhecimento também”, destacou.

O pastor, que é autor de livros como Unidos pela Cruz, O Impacto da Humildade, Um guia para a nova vida, Depressão & Graça e Pentateuco – este último lançado no ano passado – adiantou que está trabalhando em novas obras.

“Algumas coisas estão no forno sendo preparadas. Já temos um comentário sobre o livro de Romanos, provavelmente a ser publicado em dois volumes, além de um outro comentário sobre o livro de Cantares”, revelou Porte Jr.

Finalmente, depois de indagado sobre os avanços e desafios da denominação batista na atualidade o pastor fez uma breve ponderação. “Creio que o esforço missionário sempre foi e será um ponto positivo na vida dos Batistas. Quanto à segunda parte de sua pergunta, sobre onde deveríamos avançar mais, penso que seja justamente nos estudos, não somente teológicos, mas principalmente históricos. Creio que a recente falta de identidade denominacional se dá por puro desconhecimento histórico. Os batistas precisam urgentemente saber sobre a sua história e origem”, finalizou.

 

SERVIÇO:

I CONFERÊNCIA ESCRITURAS EM MEU SER
Quando:
26 a 28 de Abril
Onde: Primeira Igreja Batista de Vitória (Av. Marechal Marcarenhas de Moraes, 595, Centro, Vitória)
Presenças confirmadas: Pr. Wilson Porte Jr., Pr. Lourenço Stelio Rega, Pr. Judiclay Santos e Pr. Stenio Marcius
Programação e Inscrições: Clique aqui
Mais informações: (27) 98164-1344

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários
  1. POUCAS PESSOAS ESTUDAM A BÍBLIA?

    QUE BOM.

    DEUS NAO EXISTE.

    A BÍBLIA É GIBÍBLIA.

    PARABÉNS A TODOS QUE DEIXARAM DE ESTUDAR A BÍBLIA.

    APROVEITEM ESSE TEMPO PARA LER BONS LIVROS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas em Fé Pública

Notícias Relacionadas