Na tarde deste sábado (2), lideranças batistas capixabas estarão reunidas na Primeira Igreja Batista em Jardim América, Cariacica, para a apresentação de um projeto de acessibilidade cujo objetivo é ser implantado nas mais de 500 igrejas da denominação espalhadas pelo Espírito Santo.
O projeto “Comunicar: O Evangelho Acessível” surge a partir do entendimento de que a acessibilidade é um componente crucial para a pregação do Evangelho a todos e de que é fundamental viabilizar a efetiva participação de pessoas com diferentes deficiências da vida comunitária na igreja local.
“O objetivo geral é claro: queremos que todos, independentemente de suas habilidades ou deficiências, sejam recebidos como membros plenamente ativos do corpo de Cristo”, informou a liderança da Associação das Igrejas Batista de Cariacica (AIBC), que tomou a iniciativa do projeto.
Para cumprir com a proposta, a AIBC contratou a missionária Nayane Lacerda, que é professora de Libras e coordenadora de acessibilidade nas juventudes batistas capixaba e brasileira. Ela será responsável por desenvolver ações que adaptem o acesso e a interação das pessoas com deficiências, garantindo a acessibilidade e a permanência no ambiente eclesiástico.
Ações programadas

As ações já estão programadas. De início, haverá o mapeamento das igrejas que tenham ministério com pessoas com deficiência (PCDs), mapeamento das PCDs que são membros e não membros das igrejas e mapeamento da quantidade de intérpretes e outros voluntários voltados para o serviço às PCDs.
Será criado um grupo para reunir os intérpretes do Estado; será criado um registro da história dos surdos nas igrejas batistas do ES, cujo trabalho já vem de alguns anos; e serão criados cursos de capacitação para novos intérpretes e para os intérpretes já existentes. Será confeccionado e disponibilizado um manual de sugestão para pastores e igrejas no trabalho com PCDs e conteúdos serão criados nas redes sociais.
Eventos batistas acessíveis
A intenção é que todos os eventos relacionados à Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES) sejam acessíveis. Outras ações previstas são a criação de materiais teológicos, de discipulado e EBD, para surdos e, inclusive, munir o Cetebes, o Centro Teológico Batista do Espírito Santo, com materiais para capacitar futuros pastores. Consultoria para pastores e líderes também estão previstos no projeto.
“Ao iniciarmos nessa jornada, acreditamos que estamos não apenas expandindo nossos horizontes, mas também reforçando nosso compromisso de servir a todos, sem exceção. Lembremo-nos das palavras inspiradoras registradas em Filipenses 2:4 (NVI): ‘Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros’. Que este versículo nos inspire a continuar trabalhando juntos para construir um mundo mais acessível, onde a preocupação com o próximo seja a base de todas as nossas ações. Que cada passo dado em direção à acessibilidade seja um testemunho do amor de Deus”, finaliza a liderança da AIBC.
SERVIÇO:
Apresentação do projeto “Comunicar: O Evangelho Acessível”
Quando: 2 de março (sábado)
Horário: 14h às 16h
Local: Primeira Igreja Batista em Jardim América
Endereço: Rua Bolívia, nº 10, Jardim América, Cariacica-ES
Parabéns pala iniciativa ! promover ações sociais sempre refletirá bem em todas as comunidades, sobre tudo, na igreja de Cristo !