Dólar Em baixa
5,243
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Batistas apresentam projeto para melhorar acessibilidade nas igrejas

Batistas apresentam projeto para melhorar acessibilidade nas igrejasNa tarde deste sábado (2), lideranças batistas capixabas estarão reunidas na Primeira Igreja Batista em Jardim América, Cariacica, para a apresentação de um projeto de acessibilidade cujo objetivo é ser implantado nas mais de 500 igrejas da denominação espalhadas pelo Espírito Santo.

O projeto “Comunicar: O Evangelho Acessível” surge a partir do entendimento de que a acessibilidade é um componente crucial para a pregação do Evangelho a todos e de que é fundamental viabilizar a efetiva participação de pessoas com diferentes deficiências da vida comunitária na igreja local.

“O objetivo geral é claro: queremos que todos, independentemente de suas habilidades ou deficiências, sejam recebidos como membros plenamente ativos do corpo de Cristo”, informou a liderança da Associação das Igrejas Batista de Cariacica (AIBC), que tomou a iniciativa do projeto.

Para cumprir com a proposta, a AIBC contratou a missionária Nayane Lacerda, que é professora de Libras e coordenadora de acessibilidade nas juventudes batistas capixaba e brasileira. Ela será responsável por desenvolver ações que adaptem o acesso e a interação das pessoas com deficiências, garantindo a acessibilidade e a permanência no ambiente eclesiástico.

Ações programadas

batistas
Missionária Nayane Lacerda estará liderando o projeto

As ações já estão programadas. De início, haverá o mapeamento das igrejas que tenham ministério com pessoas com deficiência (PCDs), mapeamento das PCDs que são membros e não membros das igrejas e mapeamento da quantidade de intérpretes e outros voluntários voltados para o serviço às PCDs.

Será criado um grupo para reunir os intérpretes do Estado; será criado um registro da história dos surdos nas igrejas batistas do ES, cujo trabalho já vem de alguns anos; e serão criados cursos de capacitação para novos intérpretes e para os intérpretes já existentes. Será confeccionado e disponibilizado um manual de sugestão para pastores e igrejas no trabalho com PCDs e conteúdos serão criados nas redes sociais.

Eventos batistas acessíveis

A intenção é que todos os eventos relacionados à Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES) sejam acessíveis. Outras ações previstas são a criação de materiais teológicos, de discipulado e EBD, para surdos e, inclusive, munir o Cetebes, o Centro Teológico Batista do Espírito Santo, com materiais para capacitar futuros pastores. Consultoria para pastores e líderes também estão previstos no projeto.

“Ao iniciarmos nessa jornada, acreditamos que estamos não apenas expandindo nossos horizontes, mas também reforçando nosso compromisso de servir a todos, sem exceção. Lembremo-nos das palavras inspiradoras registradas em Filipenses 2:4 (NVI): ‘Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros’. Que este versículo nos inspire a continuar trabalhando juntos para construir um mundo mais acessível, onde a preocupação com o próximo seja a base de todas as nossas ações. Que cada passo dado em direção à acessibilidade seja um testemunho do amor de Deus”, finaliza a liderança da AIBC.

SERVIÇO:

Apresentação do projeto “Comunicar: O Evangelho Acessível”

Quando: 2 de março (sábado)
Horário: 14h às 16h
Local: Primeira Igreja Batista em Jardim América
Endereço: Rua Bolívia, nº 10, Jardim América, Cariacica-ES

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas em Fé Pública

Notícias Relacionadas