Dólar Em baixa
5,216
19 de abril de 2024
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vitória
25ºC

Dólar Em baixa
5,216

Falta de diagnóstico de câncer em meio à pandemia preocupa médicos

Desde o início da pandemia de Covid-19 no País, ao menos 50 mil brasileiros deixaram de ser diagnosticados com câncer. Outros milhares de pacientes, já com o tumor detectado, tiveram os tratamentos suspensos. Só em abril, cerca de 70% das cirurgias de câncer foram adiadas.

As estimativas são da Sociedade Brasileira de Patologia e de Cirurgia Oncológica e refletem dois fenômenos: os cancelamentos de procedimentos não urgentes, como exames, consultas e cirurgias; e a recusa de pacientes com outras doenças ou sintomas em procurar um hospital ou clínica por medo de pegarem o coronavírus.

O oncologista Fernando Zamprogno, alerta que interromper um tratamento oncológico ou deixar de procurar ajuda médica quando sentir que há algum problema pode agravar quadros e levar até à morte. “O câncer não espera. Suspender o tratamento por alguns meses pode ter sérias consequências na evolução e, ainda, comprometer o bom resultado do combate à doença”, afirma.

Números levantados pela Sociedade Brasileira de Patologia com alguns serviços de referência do País mostram a queda expressiva no número de biópsias realizadas. Desde meados de março até hoje, foram 5.940 exames do tipo realizados na rede pública de São Paulo, ante 22.680 biópsias no mesmo período do ano passado.

O temor da classe médica é de que em alguns meses haja uma “epidemia” de câncer em estágio avançado, inoperável ou com baixas chances de cura.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas