Dólar Em alta
5,001
28 de março de 2024
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vitória
28ºC

Dólar Em alta
5,001

Estoque de leite materno está baixo no Himaba; doadoras são chamadas

Estoque de leite materno está baixo no Himaba; doadoras são chamadas
Foto: SESA

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, está abaixo dos 70 litros necessários por semana para atender os bebês prematuros ou de baixo peso da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).

Nesta terça-feira (19), que é Dia Nacional de Doação de Leite Humano, mini frascos de álcool gel foram distribuídos as mães, em casa, para captar doações.

A responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, lembra que a data anteriormente era celebrada em 1º de outubro.

“Somente com a Lei nº 13227, de dezembro de 2015, instituindo o dia 19 de maio como Dia Nacional de Doação de Leite Humano houve a unificação entre os países da Rede Global de Bancos de Leite. Isso trouxe força para a campanha e esperança para os bebês que estão internados nas Utis neonatais”, explicou.

Ela falou ainda sobre a importância da amamentação. “O leite humano é mais que alimento, é remédio e amor em forma fluida. Precisamos agradecer imensamente às nossas doadoras, que mesmo nessa época, em que todos estão precisando ficar em casa, abrem as portas para a nossa coleta domiciliar. Para as mães que estão em casa, saudáveis e que percebem que têm excesso de leite, se puderem doar, queremos que saibam que é seguro. Tomamos todas as precauções para proteger a saúde da doadora e sua família. Aguardamos o telefonema daquelas que puderem ajudar”, disse Angélica Carvalho.

 Como doar no Himaba

Provisoriamente, o atendimento externo está sendo feito das 8h às 17h. Para doar, basta a mãe estar em fase de amamentação, o bebê em aleitamento exclusivo, e entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151, com a equipe do Banco de Leite Humano, que dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A coleta pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.

Em tempos do novo Coronavírus, as mães doadoras não podem ser portadoras da Covid-19 ou terem contato com o vírus. E, é importante que garantam toda higienização antes, durante e após o processo de extração de leite.

A fim de garantir os cuidados e segurança das mães que já são doadoras ou queiram doar, a Secretaria da Saúde (Sesa) divulgou a Nota Técnica COVID-19 N° 33/2020 com orientações para a doação de Leite Materno aos Bancos de Leite Humano e Postos de Coleta de Leite Humano durante a pandemia do Novo Coronavírus. Para ter acesso à Nota Técnica, clique aqui

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas