De um lado, o Alvianil embalado após golear o maior rival. Do outro, o Polenteiro comandado por um estreante no futebol capixaba. É dessa forma que Vitória e Rio Branco VN se enfrentam nesta quarta-feira (13), na estreia das equipes no Capixabão 2026. A partida está marcada para acontecer às 19h, no Estádio Salvador Costa, em Bento Ferreira.
Como chega o Vitória?
Ainda em clima de festa após o título da Supercopa dos Campeões Capixabas, com direito a um 5 a 1 sobre o Rio Branco, o Vitória começa a trajetória rumo ao 11º título capixaba diante do seu torcedor. Desde 2019, o Alvianil esteve presente em todas as semifinais do Capixabão, mas não levanta a taça há sete anos.
Para tentar encerrar o jejum, a diretoria deu continuidade ao trabalho do técnico Rafael Soriano e manteve a base do elenco campeão da Copa ES. Ao todo, 15 atletas seguem no clube, entre eles os multicampeões Carlos Vitor e Thiago Ramos, o artilheiro Tony, o goleiro Paulo Henrique e o zagueiro Abuda, capitão da equipe.
O principal reforço é um velho conhecido da torcida: o meia João Paulo, que defendeu o Vitória entre 2019 e 2024, período em que foi capitão e campeão da Copa ES. Na última temporada, atuando pela Desportiva, terminou como artilheiro do futebol capixaba em 2025. Os atacantes Patrick e Vinícius, além do volante Canário, também chegam como novidades.
Como chega o Rio Branco VN?
A tradicional equipe de Venda Nova do Imigrante chega para o Campeonato Capixaba apostando em uma filosofia diferente. O Polenteiro promoveu uma reformulação quase completa no elenco, e jogadores experientes e vindos de fora do Estado, principalmente do futebol mineiro.
O comando técnico também será novo. O clube anunciou Paulinho Guará, de 46 anos, ex-jogador que iniciou a carreira como treinador no Democrata de Sete Lagoas, em 2018, onde permaneceu até 2023. Nas duas últimas temporadas, esteve à frente do North Clube, com o qual conquistou o título do Campeonato Mineiro Módulo II.
Arbitragem
A arbitragem da partida será comandada por Rafael Lourenço de Oliveira, auxiliado por Douglas da Silva Moreira e Felix Figueiredo Ribeiro. O VAR, que este ano estará presente em todos os jogos da competição, será operado por Dyorgines José Padovani e Danilo Oliveira Guimarães.











