Os dois integrantes do clássico mais antigo do Espírito Santo voltam a se enfrentar em mais um capítulo da rivalidade centenária. O Rio Branco, atual campeão capixaba, e o Vitória, campeão da Copa Espírito Santo 2025, lançaram oficialmente a Supercopa dos Campeões Capixabas 2026 – competição que reúne os vencedores das duas principais disputas estaduais.
O duelo está marcado para o dia 7 de janeiro de 2026, às 20 horas, no Estádio Salvador Costa, em Vitória. Com apoio da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), o confronto será o primeiro jogo oficial da temporada 2026, abrindo o calendário com o clássico mais tradicional do futebol capixaba.
A taça será decidida em jogo único e com caráter de partida oficial. Em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis. O evento foi lançado oficialmente nesta terça-feira (9), em coletiva de imprensa com a participação de dirigentes, treinadores e jogadores das duas equipes.
Arquibancadas e torcidas
A partida também marcará a inauguração das novas instalações do Estádio Salvador Costa, que recebeu a construção de novas arquibancadas. Com a ampliação, o estádio em Bento Ferreira passa a ter capacidade para 5.200 torcedores, número que já será utilizado nesta Supercopa.
Para o duelo, o público será dividido de forma igualitária: 50% para torcedores do Rio Branco e 50% para torcedores do Vitória. A torcida alvianil ficará nas arquibancadas já existentes, na área lateral do campo. Já o torcedor capa-preta ocupará as novas arquibancadas, localizadas atrás de um dos gols e na lateral oposta.
Dirigentes destacam importância da competição

O CEO do Rio Branco, Renato Antunes, destacou a importância do torneio para abrir o calendário de competições para as duas equipes, que também representam o Espírito Santo no Campeonato Brasileiro da Série D.
“É uma competição oficial, vale troféu e o Rio Branco já treina todos os dias com o pensamento nessa partida. Vamos levar com muita seriedade. Vai ser um grande jogo para iniciar o calendário do futebol capixaba, é a grande oportunidade de iniciar o ano com o pé direito. É o clássico mais antigo do futebol capixaba, então temos a certeza de que as torcidas vão comparecer para essa grande festa”, afirmou.
Para o presidente do Conselho Deliberativo do Vitória, Antônio Perovano, o momento é especial: “Estamos felizes de abrir o ano de 2026 com esse super jogo. É uma satisfação enorme inaugurar o novo estádio com essa partida. São praticamente 225 anos em campo, 113 do Vitória e 112 do Rio Branco. É para ficar na história. E nada melhor do que reunir o campeão capixaba e o campeão da Copa Espírito Santo. É motivo de orgulho para os dois clubes e para todo o futebol do Espírito Santo”, destacou.
O treinador do Rio Branco, Cícero Júnior, ressaltou o desafio da estreia. “Quero estar sempre com o melhor em campo. E o que eu busco é o equilíbrio entre a qualidade do grupo, a vontade deles e o entendimento da importância que é jogar no Rio Branco. Sabemos da nossa responsabilidade. Buscamos a cada treino que todos os atletas estejam prontos e entreguem o máximo”.

Do lado alvianil, o técnico Rafael Soriano destacou a importância do clássico. “Já se trata de um título. E enfrentar o atual bicampeão capixaba serve também como balizador do nosso trabalho para a sequência da temporada. Esse jogo representa muito além da própria taça, pois pode trazer a afirmação de todo um trabalho, mostrar que nosso processo está no caminho certo”.
Jogadores querem o título

Dentro de campo, os atletas também projetam o duelo. Experiente e campeão de competições nacionais, o goleiro Fernando Henrique, do Rio Branco, afirmou que está empolgado com o torneio.
“Estou muito feliz em saber que já iniciamos o ano com a possibilidade de ser campeão. Eu já acordo todo dia pensando nesse título. Eu tenho grande experiência no futebol, mas já faz um tempo que não sou campeão. Então esse é meu primeiro objetivo do ano”, destacou.
O volante Abuda, do Vitória, reforçou a expectativa da equipe. “A expectativa pela competição é a melhor possível. A base do elenco alvianil foi mantida, o time foi reforçado, e esperamos conquistar esse título no dia 7 de janeiro”, afirmou.
Venda de ingresso
Os ingressos começarão a ser vendidos nas próximas semanas, pelos valores de R$ 30 (meia-entrada) e R$ 60 (inteira). Terão direito à meia-entrada: estudantes, idosos, doadores de sangue, servidores públicos e torcedores que estiverem vestindo as camisas do Rio Branco ou do Vitória. Crianças até 12 anos terão gratuidade. Os pontos de venda serão divulgados pelos clubes nos próximos dias.











