O primeiro dia dos Jogos Estudantis do Espírito Santo (JOEES) 2025 foi de quadras cheias, torcida presente e muita emoção na Sesport, em Bento Ferreira, Vitória. A sexta-feira (31) marcou a abertura oficial da competição e já teve virada histórica no handebol feminino, além de placares elásticos no basquete masculino.
Logo no duelo que abriu a competição, pelo handebol feminino juvenil, a Escola América de Vitória protagonizou uma grande reação contra o Marista de Nossa Senhora da Penha. Depois de um início nervoso e de ir para o intervalo atrás no placar, perdendo de 6 a 2, o time voltou para o segundo tempo mostrando força, estratégia e maturidade em quadra. Com presença decisiva de Maya Moreira, artilheira da partida, a Escola América conseguiu a virada e estreou com vitória de 15 a 12 na chave B.
A treinadora Maxsiellen Agamenon reforçou que, após dois vice-campeonatos no ano passado, o objetivo para 2025 é claro: brigar pelo título.
Além do handebol feminino, o masculino também teve bons desempenhos. A EEEFM Irmã Maria Horta venceu o Colégio Renovação por 11 a 2. Já no feminino, o Colégio São Camilo de Lellis superou o Salesiano do Forte por 14 a 8.
No basquete juvenil masculino, as partidas começaram com placares largos: o SEB Vila Velha derrotou o Sesi Araças por 54 a 21, enquanto o Salesiano Jardim Camburi venceu o Ceefmti José Leão Nunes por 45 a 12.
53 escolas, mais de 1.400 alunos
A edição 2025 dos JOEES reúne 53 escolas das redes pública e privada do Espírito Santo, somando 224 equipes inscritas e mais de 1.400 alunos competindo. As modalidades do torneio serão: futsal, basquete, atletismo, handebol, vôlei e vôlei de praia.
As disputas seguem nos próximos dias com jogos em várias categorias e a expectativa é que novos talentos, histórias de superação e grandes partidas movimentem as quadras capixabas ao longo de toda a competição.











