Neste fim de semana, Guarapari recebeu a abertura do Circuito Capixaba de Bodyboarding 2025. Entre fortes correntezas, ondas desafiadoras e muita técnica, os atletas deram um verdadeiro show na Praia Dulé, confirmando por que o Espírito Santo segue como referência nacional do esporte.
Dois dias de competição marcaram a cidade. No sábado, as categorias de base já mostraram o futuro brilhante do bodyboarding. Guilherme Montenegro foi o grande destaque: venceu tanto a Sub-16 quanto a Sub-18, e logo em seguida embarcou para as Ilhas Canárias, onde disputa o título mundial Pro Jr na temida onda de Frontón.
Na Iniciantes Feminino, a revelação foi Melissa Souza, atleta de Rio das Ostras (RJ). Surfando sob chuva e vento forte, ela conquistou a melhor nota do dia — um impressionante 9 pontos — e garantiu o topo do pódio com muita determinação.
O domingo trouxe ondas ainda mais alinhadas, e com elas, as disputas mais aguardadas. Na Profissional Feminino, a campeã mundial e atual campeã capixaba Maíra Viana confirmou o favoritismo, mas não sem antes encarar adversárias de peso como Maylla Venturin, Bianca Simões e o retorno marcante de Elizangela Fragoso, após um período de recuperação. Na final contra Maylla, em uma bateria de alto nível e muito equilíbrio, Maíra brilhou na escolha das ondas e venceu com 13,25 pontos, iniciando 2025 como líder do ranking.
Já na Profissional Masculino, a arena foi palco de uma das maiores emoções do campeonato. O multicampeão Lucas Nogueira, dono de 11 títulos estaduais — sendo sete deles consecutivos — voltou a mostrar consistência, mas viveu momentos de pura pressão. Nas semifinais, Gabriel “Zeca” Andrade arrancou um 10 unânime dos juízes em uma esquerda perfeita, momento histórico para o circuito. Apesar da atuação brilhante do adversário, Lucas avançou à final.
Do outro lado, Gabriel Castelan mostrou frieza e talento, superando Ronieris Viana nos detalhes. Na grande final contra Nogueira, o duelo foi eletrizante: Lucas somou 15,15 pontos com notas sólidas, mas Castelan, em sua última onda, conquistou um 9 decisivo e venceu por apenas 0,6 de diferença (15,75 x 15,15), ameaçando a hegemonia do 11x campeão e levantando o troféu da etapa.
Além das principais categorias, a competição também celebrou a diversidade e inclusão, com provas das classes Master, Legend e PCD (masculino).
RESULTADOS FINAIS
PRO – Feminino
1ª Maíra Viana
2ª Maylla Venturin
3ª Elizangela Fragoso
3ª Bianca Simões
PRO – Masculino
1º Gabriel Castelan
2º Lucas Nogueira
3º Gabriel Andrade
3º Ronieris Viana
Master
1º Henrique Andrade
2º Pablo Canal
3º Bruno Brasil
4º Leonardo Moreira
Legend
1º Alex Kundera
2º Henrique Andrade
3º Elwes Vieira
4º Crispin Oliveira
Open Feminino
1ª Elizangela Fragoso
2ª Melissa Souza
3ª Luiza Majevski
4ª Maria Alice
Open Masculino
1º Henry Cogo
2º Luiz Monjardim
3º André Lopes
4º Jhonny Bolonha
Iniciantes Masculino
1º Salomão Mota
2º Lucas Avelar
3º Riquelmy Silva
4º Miguel Simões
PCD
1º Guilherme Mathias
2º Moises Serafim
Iniciantes Feminino
1ª Melissa Souza
2ª Lalesca Oliveira
3ª Luiza Araujo
4ª Letícia Taffner
Sub 18
1º Guilherme Montenegro
2º Miguel Bedran
3º Daniel Turial
4º Henry Cogo
Sub 16
1º Guilherme Montenegro
2º Nicollas Raich
3º Salomão Mota
4º Igor Polli
O evento contou com a participação de 98 atletas, representando oito cidades do Espírito Santo e ainda a presença de onze bodyboarders do Rio de Janeiro.
Um dos grandes destaques foi o recorde de inscritos nas categorias de base: só na Sub-16, Sub-18 e Iniciantes, mais de 40 jovens mostraram talento, energia e a renovação do esporte capixaba. Na categoria Iniciantes, masculino e feminino, 24 atletas estrearam no cenário competitivo.
Calendário 2025
4 e 5 de outubro – Praia Dulé, Guarapari
1 e 2 de novembro – Praia do Morro, Guarapari
14 e 15 de dezembro – Praia de Itaparica, Vila Velha