A Desportiva derrotou o Porto Vitória por 1 a 0, nesta terça-feira (22), no Estádio Engenheiro Araripe, no primeiro confronto pelas semifinais da Copa ES. Com o resultado, o time grená pode jogar pelo empate, na partida de volta, terça-feira, no Estadio Kleber Andrade, para chegar à decisão.
No primeiro tempo, logo aos 5 minutos, numa ótima troca de passes, Cássio recebeu a bola de João Paulo na área e abriu o placar para a Desportiva: 1 x 0. O Porto tinha dificuldades na marcação, e num cruzamento de Vinícios Baiano, o mesmo Cássio perdeu chance clara na frente do gol, aos 19.
Aos 25 minutos, nova oportunidade grená, com Mariano cabeceando e o lateral Netinho salvando em cima da linha. Aos 28, Rosiel arriscou o chute e o goleiro Aydhan, do Porto, fez ótima defesa. Era nítido o dominio da Desportiva, e a desorganização do Porto Vitoria.
Só a partir dos 30 minutos, o Porto conseguiu incomodar o goleiro Camilato, em chutes de Mateus Firmino e Douglas Santos. Aos 36, João Victor perdeu nova chance do empate, após cruzamento de Mateus Firmino. A resposta grená veio com Rosiel e Cássio num mesmo lance, mas Aydhan salvou.
Segundo tempo
O Porto Vitória voltou ao jogo com duas alterações, porque Netinho e Araújo sentiram desconforto muscular. A
Desportiva continuou com a sua escalação, e mantendo seu estilo de ataques rápidos.
Mas aos 9 minutos, foi o Porto que quase igualou o placar, numa tentativa de gol olímpico de Mateus Firmino, que Camilato evitou. A Desportiva também chegou com perigo, num chute frontal de Alex Galo.
A partir dos 20 minutos, o rendimento do Porto Vitória caiu, e várias alterações foram feitas. Enquanto isso, a Desportiva mantinha a intensidade, porém, sem alterar o placar.
Na sequência da partida, o técnico grená, Rodrigo César, foi expulso pelo árbitro por reclamação, e não dirige o time na partida de volta. O público foi de 1.757 pagantes e renda de 14.500,00.
Escalações
Desportiva
Camilato; Arlen, Lucas Barboza, Pedro Botelho (Neto) e Gabriel; Mariano, Alex Galo (Knupp), Cássio (Renê) e João Paulo (Vitinho); Rosiel e Vinicios Baiano (Crismar).
Porto Vitória
Aydhan; Netinho (Tainler), Matheus Guedes, João Victor e Thalysson (Wiliam Simões); Araújo (Mateusão), João Paulo (Henrique Melo) e Mateus Firmino; Erick Salles (Alisson), Rosseto e Douglas Santos.
Arbitragem: Wesley Santos, auxiliado por Douglas Moreira e Leonardo Entringer.
*Texto de Jorge Buery











