Contando com o retorno do zagueiro Cristian, que havia sido expulso no empate diante do Jaguaré e cumpriu a suspensão contra o Real Noroeste, o Vilavelhense recebeu na tarde deste domingo (02), a equipe do Nova Venécia, no Estádio Sumaré, em Cachoeiro do Itapemirim, em partida válida pela quarta rodada do Capixabão 2025. Por outro lado, na equipe do noroeste capixaba, o técnico Eleomar Pereira não pode contar com o zagueiro Mauricio, que cumpriu suspensão pela expulsão na partida diante do Jaguaré. O detalhe é que as duas equipes entraram em campo em situações opostas. O mandante ainda não havia vencido no campeonato. Já o seu adversário, defendia a invencibilidade no campeonato. E a lógica se inverteu.
Mais eficiente, sobretudo na segunda etapa, o Vilavelhense marcou duas vezes, com o atacante Gian Carlos e o zagueiro Douglas, e derrubou o invicto Leão do Norte. Com o resultado, o Vila chega à sua primeira vitória no Capixabão 2025.
O Vilavelhense iniciou a partida impondo um jogo de mais velocidade. Logo aos três minutos, João Firmino cruzou e Junior Fonseca cabeceou pra fora. Dez minutos depois, foi a vez de João Firmino tentar de longe, sobre a meta de Marcos Vinicius. A partir daí o jogo ficou mais equilibrado. Aos 28, o Vila chegou com Gian cobrando falta e Marcão defendeu em dois lances, salvando o Nova Venécia. A equipe do técnico Eleomar Pereira ainda chegaria mais duas vezes, em finalização de Kayki e Aubin, que acertou o travessão.
Já na segunda etapa, o Vilavelhenese chegou logo aos cinco minutos, com Peterson arriscando da entrada da área. Aos 15, a resposta veio com Mateusinho, que recebeu de Morotó e finalizou pra fora. Aos 24, o goleiro Marcão apareceu de novo, num lance de cabeça de João Fonseca. Aos 33, o Vila abriu o marcador com Gian Carlos. Nug Bala puxou o contra-ataque pela esquerda e viu seu companheiro do outro lado. Gian bateu de perna esquerda, vencendo o goleiro Marcos Vinicius. Aos 40, saiu o segundo gol do Vila. Gian cruzou da esquerda e o zagueiro Douglas escorou para o fundo do gol.
Com o resultado, o Vilavelhense melhora a sua posição na tabela e o Nova Venécia conhece a sua primeira derrota.
Escalações
Vilavelhense: Robert; Rikelmi, Douglas, Cristian e Junior Fonseca; Henrique (Nug Bala), João Firmino (Gabriel Silva) e Peterson (Zé Vitor); Italo, Robert (Bruno Paixão) e Gian Carlos. Técnico: Zé Humberto.
Nova Venécia: Marcos Vinícius; Gustavo Toró, Pedro Ibelli, Lucas Tavares e Pepê; Gabriel Fernades (Ryan), Ronald Coutinho (Washigton) e Kayki; Morotó (Darlan) Alex Pixote (Sandro) e Aubin (Mateusinho). Técnico: Eleomar Pereira
Arbitragem: Fabiano Alves, com auxílio de Anderson Santiago e Leandro Crispim.
Texto de Luís Ximenes