Dólar Em baixa
5,600
22 de julho de 2024
segunda-feira, 22 de julho de 2024
Vitória
20ºC
Dólar Em baixa
5,600

Sócios votam “sim” e Rio Branco SAF é aprovada

Os sócios do Rio Branco tomaram sua decisão e tornaram o dia 11 de junho de 2023 um dia histórico na história dos 110 anos do clube capa-preta. Em Assembleia Geral Extraordinária realizada neste domingo, em Vitória, o “Sim” para a mudança do estatuto visando a criação da SAF (Sociedade Anônima de Futebol) foi vencedor por unanimidade.

Com a aprovação do novo estatuto, o Rio Branco Atlético Clube passa a ser uma Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Neste modelo, o clube se torna oficialmente um “clube-empresa”, gerido de forma profissional, com governança, transparência e responsabilidade.

A criação da SAF possibilitará mais oportunidades de crescimento no mercado financeiro e investimentos necessários para que a estrutura do clube e o futebol capa-preta deem um salto de qualidade.

“Certamente é um momento histórico na história de 110 anos da instituição. Me arrisco a dizer que se trata da ‘refundação’ do clube. Os sócios compreenderam que o modelo associativo é obsoleto em termos de captação de recursos e aprovaram alteração estatutária. A adesão à SAF é a concretização de um trabalho iniciado por essa gestão, que preparou o clube para o futuro ao realizar uma administração austera, profissional e transparente. O saneamento financeiro da instituição, somado a gestão austera e reposicionamento de marca no mercado, tornou o clube atrativo para os investidores e pavimentou o caminho para construção e implantação do projeto SAF. O dia 11 de julho entrará na história da maior e mais tradicional instituição esportiva do Espírito Santo”, afirmou o presidente do Rio Branco, Paulo Pachêco.

A votação neste domingo, realizada em Jucutuquara, ocorreu tranquilamente e passou por todos os trâmites legais do estatuto.

“Quando aceitei ser o presidente do Conselho Deliberativo, sempre deixei bem claro que o principal objetivo era a reforma e modernização do estatuto social do clube. Havia a necessidade de proteger a instituição de gestões oportunistas e de má-fé, com penalidades. Bruno Mian, meu vice-presidente, trabalhou de forma incansável nas alterações de cláusulas existentes e na inclusão das cláusulas que permitem ao Rio Branco receber a SAF. Um trabalho invisível aos olhos do torcedor, feito com muita dedicação e empenho. Hoje é um dia para comemorar uma nova fase do Mais Querido do Espírito Santo”, afirmou o presidente do Conselho Deliberativo do Rio Branco, Marcos Gumiero.

Próxima etapa

A partir desta segunda-feira (12) , iniciam-se os trâmites para a constituição e registro do Rio Branco SAF. Após o registro, será convocada uma nova assembleia de sócios para a votação da transferência de 90% das ações da nova companhia para a T2R Sports Ltda, grupo que já assinou contrato vinculante e será acionista majoritário da SAF do Rio Branco.

Composta pelos fundadores das startups Zaitt e Shipp, a T2R Sports Ltda apresentou proposta para investir, no mínimo, R$ 50 milhões em dez anos, dos quais R$ 10 milhões serão destinados à infraestrutura do clube, incluindo a construção de um centro de treinamento.

Após a conclusão de toda a operação, o clube associativo do Rio Branco será um sócio relevante na SAF, protegendo as tradições do clube, recebendo dividendos e participando da tomada de decisões.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas