Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo passaram a contar com um novo canal digital para o recebimento de avisos sobre agendamentos de consultas e exames. A partir de agora, as informações serão enviadas pelo WhatsApp, por meio do número oficial (27) 3636-1236, do Governo do Estado.
O novo serviço foi anunciado nesta terça-feira (10) pelo governador Renato Casagrande e pelo vice-governador Ricardo Ferraço, em vídeo divulgado nas redes sociais. A iniciativa integra o Projeto Conecta Espírito Santo, voltado à ampliação dos serviços digitais na área da saúde.
Neste primeiro momento, apesar do aviso eletrônico, os pacientes ainda precisarão comparecer a uma unidade de saúde para retirar o comprovante de agendamento, que deve ser apresentado no dia da consulta ou exame. Segundo o governo estadual, a previsão é de que, em breve, o comprovante ou as senhas de acesso sejam enviados diretamente pelo WhatsApp, eliminando a necessidade de deslocamento até os postos de saúde.
De acordo com o governador Renato Casagrande, o uso da tecnologia busca tornar o atendimento mais eficiente e acessível. “Com o envio de avisos pelo WhatsApp, vamos reduzir faltas, organizar melhor a oferta de atendimentos e dar mais comodidade aos pacientes”, afirmou.
Para receber as mensagens, é necessário que o cadastro do paciente no SUS esteja atualizado. A atualização pode ser feita de forma online, pelo site Integra Cidadão, ou presencialmente nas unidades de saúde.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a ferramenta permitirá uma comunicação mais direta com a população e contribuirá para reduzir o absenteísmo no SUS capixaba, que atualmente gira em torno de 30%. “Além de diminuir as faltas, o sistema vai ajudar a identificar os motivos da ausência dos pacientes, o que permite planejar melhor a oferta de serviços. Em breve, também será possível confirmar ou desmarcar atendimentos pelo WhatsApp”, destacou.
O Projeto Conecta Espírito Santo é desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe) e tem como objetivo modernizar a comunicação entre a Secretaria da Saúde (Sesa) e os usuários do SUS em todo o Espírito Santo.











