Uma tartaruga-verde gigante, com aproximadamente 200 kg, foi resgatada na manhã desta sexta-feira (2) na praia de Capuba, na Serra. O animal chamou a atenção de banhistas que estavam no local, que rapidamente acionaram as equipes de monitoramento ambiental.
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (IBRAFF) e pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), a tartaruga é um macho adulto da espécie Chelonia mydas. Ela foi encontrada, sem se mexer, em uma piscina natural formada na faixa de areia da praia.
Após o acionamento do Projeto de Monitoramento de Praias da Petrobras, técnicos do IPRAM, responsável pelo trecho, foram até o local e realizaram o resgate com o apoio dos banhistas. Foi preciso que várias pessoas ajudassem a carregar o animal. Veja o vídeo do resgate:
Após o resgate, a tartaruga foi levada para o centro de reabilitação do instituto, que fica na Praia dos Recifes, em Vila Velha.
O animal apresenta sinais de fraqueza, indícios de infecção na pele e lesões nos olhos. Ainda não é possível afirmar o que provocou o quadro de debilidade.
O animal já passou por exames como radiografia, hemograma e análises bioquímicas e seguirá sob acompanhamento na base do IPRAM, onde receberá tratamento especializado de biólogos e médicos veterinários.











