Dólar Em baixa
5,369
17 de janeiro de 2026
sábado, 17 de janeiro de 2026
Vitória
21ºC
Dólar Em baixa
5,369

Terceirizados iniciam 2026 com salários e benefícios atrasados em São Gabriel e Alegre

Trabalhadores do setor de asseio e conservação começaram o ano de 2026 reivindicando o pagamento de salários e benefícios atrasados em municípios do Espírito Santo. As ocorrências foram registradas em São Gabriel da Palha, no norte do Estado, e em Alegre, na região do Caparaó, envolvendo funcionários terceirizados que atuam na prefeitura e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), respectivamente. Situações semelhantes também foram relatadas em Anchieta e na Serra.

Em São Gabriel da Palha, o problema atinge 110 trabalhadores da empresa Tesla, que prestavam serviços terceirizados à prefeitura. De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores do Asseio e Conservação (Sindilimpe/ES), Elivelton Ferreira, os funcionários estão com salários e tíquetes alimentação dos meses de novembro e dezembro em atraso, além do 13º salário e verbas rescisórias. O contrato da empresa foi encerrado no dia 1º de janeiro.

Segundo Elivelton, a gestão do prefeito Tiago Rocha (PL) informa que os valores referentes ao contrato já foram repassados à empresa. “Na tarde desta terça-feira (13), o sindicato realizou atendimento jurídico com os trabalhadores, porque será movida uma ação coletiva”, afirmou. De acordo com o dirigente, cerca de 30 trabalhadores optaram por ingressar na ação por meio do atendimento jurídico do sindicato, enquanto outros decidiram entrar com ações individuais.

Ainda segundo Elivelton Ferreira, a adesão à ação coletiva poderia ser maior, não fosse o receio dos trabalhadores em relação à permanência na nova empresa que assumirá o contrato, a Uniq. “O fato de ainda não terem concluído trâmites burocráticos, como a assinatura da carteira de trabalho, gera insegurança”, explicou.

Em Alegre, os trabalhadores afetados são os que prestam serviço ao Instituto Federal do Espírito Santo por meio da empresa Avante. Conforme informou Elivelton, a direção do Ifes afirmou ao sindicato que está pressionando a empresa contratada para que os pagamentos em atraso sejam efetuados.

Em Anchieta, durante a gestão do prefeito Léo Português (PSB), trabalhadores terceirizados da empresa Flex Serviços, que atuam para a prefeitura, estão com salários, tíquetes e vale-transporte referentes ao mês de dezembro em atraso. De acordo com Elivelton Ferreira, a administração municipal informou que está cobrando da empresa a regularização dos pagamentos.

O sindicato se reuniu, nessa segunda-feira, com o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Jilvan Carvalho. Segundo Elivelton, durante o encontro foi indicada a possibilidade de que os pagamentos fossem realizados ainda no mesmo dia. “Isso, no entanto, não aconteceu”, relatou.

Na Serra, os trabalhadores da empresa Speed Serv chegaram a realizar uma paralisação na segunda-feira (12). Os salários de dezembro deveriam ter sido pagos até o quinto dia útil de janeiro, na quinta-feira (8), o que não ocorreu dentro do prazo. Após diálogo com a gestão do prefeito Weverson Meireles (PDT), o pagamento foi efetuado nesta terça-feira (13).

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas