Um novo reservatório de água tratada da localidade de Meaípe, em Guarapari. Com investimento de R$ 5,1 milhões, o equipamento já está em funcionamento, beneficiando diretamente os bairros de Meaípe e Enseada.
A entrega do reservatório marca uma etapa importante das melhorias no sistema de abastecimento do município e tem como principal diferencial a tecnologia em aço vitrificado, uma solução moderna, segura e altamente confiável para o armazenamento de água tratada. A estrutura combina a resistência mecânica do aço com a proteção química do vidro, formando uma barreira eficaz contra a corrosão e garantindo maior durabilidade ao sistema.
Para o presidente da Cesan – Companhia Espírito-santense de Saneamento, Munir Abud, o novo equipamento representa um avanço estrutural relevante para o município. “A entrega deste reservatório marca um grande avanço para o abastecimento de Guarapari, com uma tecnologia que garante durabilidade, segurança operacional e preservação da qualidade da água”, destacou.
Além da robustez estrutural, o reservatório se diferencia pela preservação da qualidade da água. O revestimento vitrificado é inerte, não reage com a água armazenada e contribui para o atendimento rigoroso aos padrões de potabilidade exigidos pelas normas sanitárias. Segundo Abud, “o aço vitrificado é uma solução moderna e confiável, que reduz a necessidade de manutenção e assegura água dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente, para mais de 16 mil pessoas”.
Outro benefício relevante da tecnologia empregada é a eficiência ao longo de todo o ciclo de vida da estrutura. A solução apresenta baixa necessidade de manutenção, o que reduz custos operacionais e proporciona maior previsibilidade para a gestão do sistema. Do ponto de vista estrutural e operacional, o reservatório oferece excelente desempenho frente às variações de pressão, temperatura e condições climáticas, garantindo segurança e confiabilidade à operação.
Pelas características técnicas adotadas, os reservatórios de água tratada em aço vitrificado se consolidam como uma alternativa sustentável, eficiente e alinhada às boas práticas de engenharia, contribuindo diretamente para o reforço da segurança hídrica e para a qualidade do serviço prestado à população de Guarapari.











