As tradicionais Ruas de Lazer e ciclofaixas de Vitória não serão montadas no próximo domingo (16). A decisão tem como objetivo garantir maior fluidez no trânsito devido ao aumento previsto na circulação de veículos durante o segundo dia de provas do Enem 2025.
As Ruas de Lazer, que normalmente fecham trechos de avenidas aos domingos e feriados para atividades ao ar livre, deixam de funcionar excepcionalmente nesta data. Em condições normais, a iniciativa ocorre em dois pontos da Avenida Dante Michelini — entre Jardim da Penha e Mata da Praia e no trecho de Jardim Camburi — sempre das 7h às 13h. Também há interdição na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no Centro, entre o Porto de Vitória e a Curva do Saldanha, das 7h às 12h. Já as ciclofaixas costumam ser montadas no sentido Centro–Jardim Camburi, acompanhando toda a orla até às 15h.
Com a suspensão temporária, a Guarda Municipal de Vitória direcionará suas equipes para reforçar a segurança viária e o escoamento do trânsito nas proximidades dos locais de prova.
“O objetivo é dar vazão ao maior fluxo de veículos e evitar qualquer tipo de retenção pelas ruas da capital. Também teremos equipes realizando patrulhamento ostensivo com atenção especial às unidades de ensino onde serão aplicadas as provas”, explica Marcelo Paraguassu, gerente de Operações e Fiscalização (Goft) da corporação.
Segundo a organização do exame, os portões das escolas serão abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h, conforme o horário de Brasília.











