Dólar Em baixa
5,355
3 de novembro de 2025
segunda-feira, 3 de novembro de 2025
Vitória
27ºC
Dólar Em baixa
5,355

Segunda fase das obras do Mergulhão de Camburi começam dia 19

A Prefeitura de Vitória vai iniciar, no próximo dia 19 de novembro, a segunda fase das obras do Mergulhão de Camburi. O projeto, segundo a administração municipal, tem como objetivo eliminar a retenção de veículos no cruzamento entre as avenidas Norte-Sul e Dante Michelini, um dos pontos de maior fluxo da capital.

De acordo com a prefeitura, as intervenções serão iniciadas durante o período de recesso escolar, medida adotada para minimizar os impactos no trânsito da região.

Na primeira fase da obra, foi feita a ampliação do trecho no sentido da Rua Gelu Vervloet dos Santos em direção à Avenida Dante Michelini, no sentido Vitória–Centro, utilizando uma área cedida pela Infraero — sem necessidade de interdição ou alteração significativa no tráfego.

Já a segunda fase compreende a escavação e concretagem das estacas que sustentarão a estrutura do mergulhão. Serão utilizados 7,3 mil metros cúbicos de concreto e 850 toneladas de ferro, formando 30 quilômetros de estacas perfuradas no solo. Ao todo, 1.650 peças irão compor as paredes de sustentação dos túneis, que ficarão abaixo do nível do solo.

O que muda no trânsito na 2ª fase

1. Para quem segue do Centro para Jardim Camburi, o caminho é o mesmo! Continua com três faixas.

2. Quem segue do Centro para a Serra, nada mudou também. É só entrar à esquerda na Norte Sul.

3. Para o motorista que sai de Jardim Camburi para a Serra o caminho é o mesmo! É só entrar à direita na Norte Sul.

As mudanças começam aqui:

4. Quem vem da Serra para o Centro de Vitória pela Norte Sul seguirá em duas faixas até a Avenida Dante Michelini, acessando à direita o novo trecho viário, que foi construído para se permanente.

5. O motorista que segue de Jardim Camburi para o Centro deve entrar à direita na Norte Sul e logo adiante fazer o retorno à esquerda, para voltar para a avenida Dante Michelini.

6. O motorista que vem da Serra para Jardim Camburi, deve seguir pela avenida Dante Michelini e usar o retorno do aeroporto para acessar a Avenida Adalderto Simão Nader, voltando pela Dante Michelini em direção a Jardim Camburi.

Rota segura para ciclistas

Os ciclistas que seguem no sentido Serra/Vitória pela Norte Sul terão que deixar a ciclovia da via no semáforo da Rua Carlos Gomes Lucas (Posto BR) e acessar a calçada compartilhada até a Avenida Dante Michelini, onde deverão acessar o semáforo da Rua Carlos Martins, fazendo a travessia para a ciclovia do calçadão de Camburi. Essa é a rota mais curta e mais segura e a mudança será dia 17 de novembro.

3ª fase

A 3ª fase finalizará o acesso do mergulhão ao bairro Jardim Camburi. O retorno próximo à Rua Carlos Martins será mantido para quem vem do Centro de Vitória poder acessar a Avenida Norte Sul. Para quem vem do Parque da Vale, pode se manter à direita para acessar a faixa na rua Gelu Vervloet dos Santos (atualmente essa faixa é destinada para estacionamento local), permitindo acessar as faixas concluídas na 1ª fase.

Objetivo do Mergulhão

O objetivo do empreendimento é melhorar a circulação de veículos, pedestres e ciclistas, aumentando a fluidez do tráfego da região Norte de Vitória, beneficiando diretamente o bairro Jardim Camburi, com uma livre passagem entre as avenidas Gelu Vervloet (Norte-Sul) e Dante Michelini. O investimento é de R$ 77,5 milhões.

Com a entrega da obra, o tempo médio de travessia da interseção, que hoje varia de 55 a 88 segundos, cairá para até 10 segundos. A velocidade média dos veículos, atualmente em apenas 2 km/h devido aos congestionamentos, passará para 33 km/h com o pleno funcionamento dos mergulhões.

Como ficará

A nova interseção manterá os três sentidos de circulação já existentes, com três faixas de rolamento, e acrescentará duas passagens inferiores – o Mergulhão 01 e o Mergulhão 02. Esses mergulhões permitirão que os veículos circulem sem cruzamentos em nível com a avenida Dante Michelini, garantindo maior fluidez e segurança no trânsito.

O Mergulhão 01 será utilizado pelos veículos que vêm da BR-101 (Bairro de Fátima) em direção a Tubarão. Esses motoristas acessarão uma rampa descendente, seguirão pela passagem inferior sob a pista esquerda da avenida Dante Michelini (sentido Tubarão) e pela alça de acesso à BR-101 (fluxo de Jardim da Penha). Após atravessar o mergulhão, o trajeto continua por uma rampa ascendente até retornar ao nível atual da avenida Dante Michelini.

O Mergulhão 02 atenderá os veículos que saem de Jardim da Penha em direção à BR-101. Nesse caso, após passar pela laje superior do Mergulhão 01, os motoristas seguirão por uma rampa descendente até acessar a passagem inferior. O trajeto atravessa sob a pista esquerda da avenida Dante Michelini (sentido Tubarão) e, ao final, a rampa ascendente levará o veículo de volta ao nível atual da avenida Gelu Vervloet.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas