O Espírito Santo está entre os estados que receberam alerta de perigo potencial para chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta quinta-feira (27). O aviso vale até as 10h desta sexta-feira (28) e inclui risco de ventos fortes, alagamentos e queda de árvores.
No estado, o alerta atinge principalmente municípios do Norte capixaba. As cidades sob aviso são:
-
Boa Esperança
-
Conceição da Barra
-
Jaguaré
-
Linhares
-
Montanha
-
Pedro Canário
-
Pinheiros
-
São Mateus
Segundo o Inmet, a classificação de perigo potencial (faixa amarela) indica possibilidade de chuva moderada, ventos fortes e transtornos pontuais, como alagamentos rápidos e queda de galhos.
Alerta se estende por 15 estados e o Distrito Federal
Além do Espírito Santo, outros 15 estados receberam o mesmo tipo de aviso: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Já em Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia, Distrito Federal e Goiás, o risco é maior. Nesses locais, a chuva pode variar entre 50 e 100 mm, com rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, aumentando a chance de alagamentos e quedas de árvores.
No Sul do país, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul, não há previsão de chuva significativa. O tempo deve seguir firme, com temperaturas em elevação. Há, porém, possibilidade de pancadas isoladas no litoral de Santa Catarina e Paraná.
No Sul de Minas, no Rio de Janeiro e em grande parte de São Paulo, a umidade relativa do ar deve ficar entre 30% e 50%, abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (60%).
No Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e no norte do Piauí e Maranhão, não há previsão de chuva volumosa. Se ocorrer, deve ser em forma de pancadas isoladas, sem grandes acumulados. A umidade pode ficar entre 20% e 30%, indicando tempo seco.
* Com informações da Folhapress











