Dólar Em alta
5,330
19 de novembro de 2025
quarta-feira, 19 de novembro de 2025
Vitória
23ºC
Dólar Em alta
5,330

Parceria entre OAB-ES e Sejus leva produção de troféus e brindes a internos de unidade prisional

O que começou como uma inspeção de rotina se transformou em uma iniciativa de valorização humana e incentivo à ressocialização no sistema prisional capixaba. Durante a entrega de materiais para a construção de parlatórios virtuais no Centro de Detenção Provisória de Vila Velha I, no Complexo de Xuri, a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES), Érica Neves, conheceu de perto o trabalho realizado na Marcenaria Jequitibá, na Penitenciária Estadual de Vila Velha 3 (PEVV3).

O projeto, mantido pela Secretaria da Justiça (Sejus), capacita internos na arte da marcenaria, promovendo formação técnica e aumentando as chances de reinserção social. Desde 2017, cerca de 300 detentos já passaram pela oficina, que utiliza materiais doados por empresas capixabas.

Encantada com a criatividade e a qualidade das peças produzidas, Érica decidiu firmar uma parceria inédita: a partir de agora, troféus e lembranças tradicionalmente oferecidos pela OAB-ES a autoridades, palestrantes e instituições serão fabricados pelos internos da Marcenaria Jequitibá.

“De imediato eu fiquei encantada com um porta-celular que, além de beleza, é um objeto útil. Essa mistura de criatividade e sensibilidade me chamou a atenção e despertou o interesse em realizar essa parceria”, afirmou a presidente da OAB-ES.

Parceria entre OAB-ES e Sejus leva produção de troféus e brindes a internos de unidade prisional
Erica Neves (ao centro), presidente da OAB-ES, esteve no local da produção dos troféus – Foto: divulgação

Como contrapartida, a OAB-ES fará a doação de equipamentos para a oficina, reforçando o compromisso da instituição com ações de responsabilidade social.

Segundo Érica, a iniciativa simboliza “um ato de empatia e transformação social, unindo o compromisso da OAB-ES com a justiça, a dignidade humana e a promoção de oportunidades dentro e fora dos espaços prisionais”.

Os primeiros resultados da parceria já apareceram. Os troféus entregues durante o III Congresso da Advocacia Norte Capixaba, em São Mateus, e os porta-celulares distribuídos no Colégio de Presidentes de Subseção, em Aracruz, foram produzidos pelos internos da unidade.

Você por dentro

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Escolha onde deseja receber nossas notícias em primeira mão e fique por dentro de tudo que está acontecendo!

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas

Notícias Relacionadas